NOTÍCIAS

Importações de trigo registram queda em janeiro e exportações aumentam

Exportações aumentam devido menor interesse de compradores, ao excedente e à necessidade de maior escoamento de estoque.

As importações e as exportações de trigo andaram em direções opostas em janeiro, de acordo com dados da Secex. Enquanto as compras externas do cereal foram menores, as saídas nacionais aumentaram. Neste último caso, devido ao menor interesse de compradores domésticos, ao excedente e à necessidade de maior escoamento de estoque.

Segundo dados da Secex, em janeiro, foram enviadas ao exterior 378 mil toneladas de trigo, quase sete vezes mais que em dezembro e retornando aos mesmos patamares de 2015. De maneira geral, boa parte do trigo exportado foi oriundo do Rio Grande do Sul, representando 73,5% do total, tendo como principais destinos Filipinas (45,6% do total), Vietnã (6%) e Indonésia (48,4%).

As importações, por sua vez, caíram 4,1% entre dezembro/18 e janeiro/19, mas ainda seguem em volumes expressivos. Quanto aos preços, entre 1º e 8 de fevereiro, subiram nas regiões pesquisadas pelo Cepea. 

ver mais notícias