Importância do período de dormência para potencializar a produção de maçã

O Dormex contribui com uma brotação mais uniforme e vigorosa, facilitando o manejo do pomar

12.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
Manoela Machado

Gala e Fuji são as principais variedades de maçã cultivadas no Brasil. Para assegurar uma boa produtividade os agricultores devem ficar atentos para as horas de exposição dos pomares ao frio, em especial nas regiões de clima temperado. 

“A falta de um período de exposição ao frio pode prejudicar a quebra da dormência das gemas e resulta no atraso da brotação ou em uma brotação desuniforme, causando uma produção tardia e com menor qualidade”, destaca Rodrigo Pifano, gerente de Marketing de Hortifrúti da BASF.

Neste sentido, existem compostos capazes de estimular a superação da dormência, uma das principais etapas do cultivo. Destaque para o uso de indutores de brotação. Estas soluções favorecem o florescimento uniforme e aumentam a produção em regiões com invernos amenos ou anos de baixo acúmulo de horas de frio. 

Para que o manejo seja efetivo durante este período e o agricultor possa assegurar a qualidade do seu cultivo, a BASF listou algumas dicas importantes:

Momento de aplicação: o manejo para a quebra da dormência deve ser feito até 72 horas após a poda. É importante que o produtor utilize o EPI, e tenha cuidado com as condições meteorológicas no momento da aplicação.

“A temperatura durante a aplicação, principalmente para a quebra de dormência, é importante para garantir a eficiência na produção da maçã. O ideal é que a temperatura fique acima de 25oC até três dias depois da aplicação”, afirma José Luiz Petri, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Dosagem utilizada: As aplicações devem seguir as dosagens recomendadas na bula, pois variam conforme a cultivar, vigor da planta, época de poda, estado de dormência das gemas e horas de frio do local de produção.

A BASF oferece soluções completas para a quebra de dormência de gemas, como o regulador de crescimento Dormex, recomendado para os cultivos da maçã, uva e pêssego. A solução contribui com uma brotação uniforme e vigorosa, facilitando o manejo do pomar e auxiliando no planejamento da produção.



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024