Índice de exportação da soja chega a 70% da produção em Roraima

Os demais 30% da produção de soja é absorvida pelo mercado local, em forma de grão, farelo e óleo de soja

11.08.2021 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Os agricultores de soja de Roraima já comercializaram boa parte da produção da oleaginosa. Os índices de venda antecipada chegam a 70%, e boa parte deste volume está destinado ao mercado externo. Os demais 30% da produção de soja é absorvida pelo mercado local, em forma de grão, farelo e óleo de soja. Os bons preços pagos aos produtores no mercado refletem em uma maior procura pelo cultivo do grão. Os resultados estão publicados no 11º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, divulgados nesta terça-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a Conab, a área plantada desta safra teve crescimento de 40% em relação à passada, chegando a 70 mil hectares. A produtividade também deve ficar maior, e está estimada em 3.098 quilos por hectare. O resultado desta combinação é um aumento na produção de 43%, ultrapassando as 216 mil toneladas. 

Para o milho, a estimativa é que a produção se mantenha estável em 90 mil toneladas. A área cultivada permanece em 15 mil hectares, com produtividade de 6.000 kg/ha. O plantio foi finalizado no mês de junho e a colheita deve ocorrer entre setembro e novembro. Toda a produção do cereal é consumida no estado e ainda é insuficiente para atender às demandas locais, uma vez que há registro de compra do grão de outros estados, tais como Rondônia e Mato Grosso.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024