​Inédita cultivar de grão-de-bico será uma das atrações do V Fórum do Feijão

Lançamento da cultivar será mais uma alternativa aos produtores

23.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carolina Gomes

Diversificar a cultura com foco no mercado interno e exportação e aumentar as opções de plantio para os produtores brasileiros. Esses são alguns dos benefícios da nova cultivar de grão-de-bico, produzida pela Embrapa Hortaliças, que será lançada no V Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, em junho.

Em parceria com o Instituto Brasileiro do Feijão & Pulses (Ibrafe), a Embrapa irá lançar a cultivar BRS Cristalino, uma representante do grupo kabuli que se caracteriza por apresentar sementes maiores, arredondadas e de coloração creme, com dupla aptidão, podendo ser utilizada tanto na indústria de conservas (grãos reidratados), como também para consumo seco. Em média, estas cultivares apresentam um ciclo de 110 a 120 dias após a semeadura, variando em função das condições de cultivo. A colheita pode ser totalmente mecanizada, utilizando colheitadeiras convencionais.

“Os movimentos em prol de uma maior diversificação e fortalecimento da agricultura, sejam eles oriundos de políticas públicas ou de incentivo a adoção de novas tecnologias e utilização de outras espécies, são desejáveis, pois criam impactos positivos sobre a qualidade de vida dos produtores, e consequentemente, da economia do país", declarou o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento.

O grão-de-bico, além de ser um importante componente da alimentação humana, é uma leguminosa interessante para os sistemas de agricultura sustentável, devido ao seu baixo custo de produção, a ampla adaptação climática, ao uso em rotação de cultura e grande capacidade de fixação de nitrogênio atmosférico.

FÓRUM

O V Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais acontece em Campinas, São Paulo, entre os dias 21 e 23 de junho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.forumfeijao.com.br. No site do Fórum os interessados encontram ainda informações sobre as últimas edições, contatos de hospedagem, além da programação completa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024