Inovação aplicada a produtos, serviços e processos é o mote do CNH Industrial Day

Evento realizado em parceria com o hub de inovação, Pulse, teve apresentações sobre novas tecnologias, eficiência energética, entre outros temas

22.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
Jorge Görgen

A CNH Industrial, que está entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil e foi eleita recentemente como a mais inovadora do setor automotivo e de veículos de grande porte (prêmio concedido pelo jornal Valor Econômico), se uniu ao Pulse, hub de inovação da Raízen, em Piracicaba (SP), para disseminar o debate sobre a inovação em setores-chave da indústria e como ela é um propulsor para o desenvolvimento tecnológico e econômico. A empresa é patrocinadora do hub.

A parceria está ligada ao posicionamento de open innovation da CNH Industrial com o objetivo de integrar o grupo com outros parceiros que promovem as novas tecnologias de forma ampla, para todos os segmentos da economia e da sociedade. “O Pulse é um agente de promoção da inovação e propõe um caminho para novos empreendedores e inovadores, além de fazer um importante elo com a cadeia do Agronegócio em termos de inovação”, afirma Sérgio Soares, diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos da CNH Industrial. 

Apesar do foco no segmento agrícola, a ação também teve apresentações que mostraram os avanços nas áreas da mecanização da construção, do transporte, da logística e no âmbito da eficiência energética. “Nosso objetivo foi promover um ponto de encontro entre diversos atores que são fundamentais para fomentar a ideia de um futuro inovador”, diz Sérgio. O executivo destaca ainda que é viável para uma indústria utilizar, em grande escala, processos inovadores para aumentar a competitividade por meio de produtos e serviços cada vez mais eficientes e sustentáveis. 

O Pulse, iniciativa da Raízen, está celebrando dois anos de atuação. A missão do hub é ser o ponto focal para Startups, Corporações, investidores, entidades e universidades que pensam a inovação como ferramenta para o crescimento da sociedade por meio de novas práticas. 

“Este evento é um exemplo de como o Pulse gera valor com conexões de mercado em um modelo de atuação de inovação aberta. A parceria com a CNH Industrial reforça um dos nossos objetivos que é o de incentivar ações inovadoras, que possam fomentar o ecossistema das startups e a integração de novas tecnologias às grandes corporações. Assim, seguimos estimulando a criação de novas soluções que auxiliem na evolução do agronegócio e da indústria brasileira”, afirma José Eduardo Massad, diretor de Inovação da Raízen. 

A programação do evento, que aconteceu no último dia 20, contou com as seguintes palestras: 

Inovação aberta na prática (Pulse) 

Atuação do Pulse - Portfólio e números 

Apresentação do modelo de atuação do hub com destaque do portfólio de startups, pilotos desenvolvidos e resultados já alcançados nos dois anos de atuação. Exemplos de como a inovação aberta já tem permitido o desenvolvimento de projetos na Raízen e com outros parceiros. 

Inovação na CNH Industrial e a aplicação integrada em seus segmentos (CNH Industrial) 

Processo de criação de uma cultura de inovação integrada entre todos os segmentos e áreas na CNH Industrial. Desafios que o mercado agrícola mundial apresenta, tendências para o futuro e a necessidade de trabalhar de forma colaborativa com o objetivo de dobrar a produção de alimentos e gerar energia sustentável para mais de 10 bilhões de pessoas até 2050. 

Nova organização da CNH Industrial para o desenvolvimento de tecnologias digitais e os grandes desafios para o setor. Iniciativas para desenvolver a digitalização no campo e as principais tendências que a empresa pretende impactar, tendo o modelo de parceria como uma importante estratégia para alcançar este objetivo. 

Customização: soluções customizadas e equipamento de construção pensados como “serviço”, na ótica do cliente. Eficiência operacional: foco em novas tecnologias que possam agregar valor à operação do cliente. Experiência do Cliente: clientes são mais conectados e trocam experiência o tendo todo. Sustentabilidade: pensar no ciclo de vida do produto e em toda cadeia produtiva. Todas as relações com a sociedade e meio ambiente precisam estar em constante harmonia. Inclusão social, Inovar para incluir. 

Significado de eficiência energética no transporte. Presente: pacotes de redução de consumo e calibração. Futuro: iniciativas de inovação com foco em eficiência energética como OPV e redução de peso. Propulsões alternativas: eletrificação e biocombustíveis em aplicação nos produtos IVECO. 

Utilização de fontes alternativas de energia, como o gás natural veicular, o biometano, a eletrificação e a tecnologia de células de combustível para hidrogênio. Combustíveis alternativos como opções viáveis para aplicação imediata em substituição ao diesel. Destaque para a utilização do biometano no agronegócio, que é produzido pela biomassa gerada em propriedades rurais, como granjas e propriedades sucroalcooleiras.  

Startups e Corporações (IOTAG) 

Como uma startup consegue apoio e acesso das grandes corporações para validação de tecnologias e ganho de escala 

Apresentação da empresa, como funciona a utilização da telemática para máquinas Agrícolas, análise e gestão de dados. Destaque para os estudos de caso da CNH Industrial: linha de produção e operação de campo. 

Desafios/Desenvolvimento do Produto (CNH Industrial) 

A evolução da cana-de-açúcar

Squad CNH Industrial no Pulse 

Desenvolvimento de produtos agrícolas em sinergia com o Pulse. Apresentação do time CNH Industrial envolvido em projetos de inovação.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024