Inovação e tecnologia para cafeicultura do Cerrado Mineiro

Patrocínio, maior município produtor de café, sedia evento inédito do setor

27.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Imprensa Epamig

O Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro acontece no dia 19 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) em Patrocínio, no Alto Paranaíba.

O evento tem o intuito de contribuir no desenvolvimento da Região do Cerrado Mineiro, através da integração da pesquisa e do setor produtivo, da geração de conhecimento aplicado e inovador, e da equalização do acesso ao conhecimento.

Nesta primeira edição o foco é qualidade e material genético do café. A programação inclui estações de campo, minicursos e mesa redonda. O painel “Importância da Qualidade para a Sustentabilidade do Agronegócio Café” encerrará o Encontro com a presença de grandes nomes da cafeicultura.

O Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro é realizado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado em parceira com a Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer), Emater-MG, Consórcio Pesquisa Café e EPAMIG. A entrada no evento é gratuita, porém é necessário o credenciamento para a participação nas Estações de Campo e inscrição prévia para a participação dos minicursos, mesa redonda e no Painel. No site www.cerradomineiro.org/diadecampo está a relação dos locais onde os participantes podem fazer a inscrição.

Cafés para o cerrado

Novos materiais genéticos com potencial produtivo para o Cerrado Mineiro serão apresentados durante o Encontro. São materiais promissores, com resistência à ferrugem e que têm se destacado em relação à qualidade de bebida. A seleção dessas variedades foi realizada no Campo Experimental de Patrocínio. Nessa fase final de teste, as variedades também serão avaliadas pelos cafeicultores da região por meio da implantação de Unidades Demonstrativas em suas propriedades.

De acordo com o pesquisador da EPAMIG Gladyston Carvalho, esses novos materiais têm base na Catuaí, cultivar de café mais plantada no cerrado mineiro. "No Banco de Germoplasma de Café da EPAMIG, um dos maiores do Brasil, os participantes poderão ainda conhecer mais de 1.500 materiais implantados. Esse banco é a garantia da continuidade do programa de melhoramento genético do cafeeiro e da evolução da cafeicultura no estado", explica.

A MGS Paraíso 2, originada da hibridação entre a Catuaí Amarelo IAC 30 e o híbrido de Timor UFV 445-46, é resultado do programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da EPAMIG. É uma das cultivares promissoras para Cerrado Mineiro e também será apresentada durante o Encontro.

Em 2011, o cafeicultor Wagner Ferrero introduziu áreas experimentais de cafés em sua propriedade em Patos de Minas. A cultivar Paraíso 2 se destacou pela maturidade uniforme e produtividade média de 55 sacas por hectare. Ele obteve em dois anos consecutivos prêmio de melhor café do Cerrado Mineiro no Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, com a Paraíso 2. "A bebida obteve 87,79 pontos na prova de xícara pela escala da Sociedade Norte-Americana de Cafés Especiais (SCAA). A Paraíso 2 tem um sabor exótico com notas de frutas amarelas, além do achocolatado, característico do café do cerrado", comemora.

Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro

19 de maio de 2016

Local: Campo Experimental da EPAMIG em Patrocínio - MG

Horário: de 8h30 às 16h30

Programação completa: www.cerradomineiro.org/diadecampo

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024