Inscrições abertas para a segunda edição do Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.clbhort2019, onde também é possível acessar a programação do evento

18.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Anelise Macedo

Inscrições abertas para o II Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura – CLBHort 2019, que acontece no período de 22 a 25 de maio, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), norteado pelo tema “Pesquisa e Inovação em Diálogo com as Empresas”.

Seguindo a trilha aberta em sua primeira edição, realizada em Lisboa em novembro de 2017, o congresso tem como objetivo discutir estratégias conjuntas para o fortalecimento da relação entre os dois países, com base em programas de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.clbhort2019, onde também é possível acessar a programação do evento.

“A expectativa é ampliar o diálogo travado durante o primeiro congresso e aprofundarmos as discussões iniciadas naquela época em torno de possíveis intercâmbios envolvendo não apenas as pesquisas como também a abertura de novas frentes ligadas ao agronegócio, o que na prática representa um conjunto de ações da cadeia produtiva, tendo o cultivo dos novos materiais como ponto de partida e a comercialização desses produtos como reta de chegada”, assinala o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Warley Nascimento, que irá presidir o CLBHort 2019.

Segundo ele, a ideia é contextualizar alguns dos tópicos abordados no primeiro congresso, a exemplo da legislação que regulamenta a tríade pesquisa-produção-comercialização dos dois países, já que “o mundo muda todo o tempo e é preciso conhecer e acompanhar o novo que chega para não ficar à margem dessas mudanças”.

“A ideia é também apresentar os resultados alcançados em termos de novas tecnologias desenvolvidas nos dois últimos anos e os esforços despendidos para torná-las disponíveis para a sociedade”, sublinha o pesquisador, para quem a troca de experiências relacionadas às pesquisas com hortaliças contribui para identificar pontos em comum entre os projetos desenvolvidos pelos respectivos países, o que representa um facilitador à abertura de novas frentes de trabalhos compartilhados.

Organização

O CLBHort 2019 é uma promoção conjunta da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO).

O congresso conta também com o apoio do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA-Lisboa) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024