Inscrições para edital de programa de inovação aberta em fruticultura terminam nesta quarta

São três as modalidades de parcerias, de médio e grande porte, de micro e pequeno porte e para Inovação Social

22.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Léa Cunha

Encerra-se nesta quarta (23/06) o prazo de inscrição para a chamada pública do Programa de Inovação Aberta em Fruticultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O edital é destinado a empresas, instituições e demais agentes do setor produtivo que tenham interesse em desenvolver soluções tecnológicas por meio dos mecanismos de inovação aberta previstos no Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

São três as modalidades de parcerias, de médio e grande porte, de micro e pequeno porte e para Inovação Social. O edital não pretende selecionar projetos prontos, mas propostas a serem desenvolvidas pelos proponentes em conjunto com alguma das sete Unidades da Embrapa no Nordeste que pesquisam a fruticultura tropical: Embrapa Agroindústria Tropical (CE), Embrapa Alimentos e Territórios (AL), Embrapa Cocais (MA), Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), Embrapa Meio-Norte (PI), Embrapa Semiárido (PE) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE).
“O primeiro objetivo do programa é manter o acesso aberto aos agentes do setor produtivo e reforçar que a Embrapa está disposta a trabalhar com eles”, afirma o pesquisador Francisco Laranjeira, chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Em 2020, ele coordenou um edital da sua Unidade relacionado a mandioca e frutas tropicais, que ele considera o piloto para o programa deste ano. “Agora, temos a participação de Unidades de produto, temáticas e ecorregionais da Embrapa, o que traz muito mais temas disponíveis para as cadeias produtivas e, provavelmente, mais cobertura territorial”, destaca.
As propostas vão ser selecionadas por um comitê específico. “O edital é único, mas, quando as propostas chegarem, as Unidades vão fazer a sua seleção, com seus próprios critérios, sem interferência das outras”, explica Laranjeira. Quanto aos recursos, ele salienta que não são recursos diretos, uma vez que a Embrapa não transfere recursos para parceiro: "São recursos para a Embrapa financiar o próprio trabalho naquele projeto”.
Confira as modalidades, requisitos e contrapartidas no edital disponível aqui. Mais informações devem ser solicitadas ao e-mail inovafrut@embrapa.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024