Inscrições para Seminário de Manejo de Resistência terminam esta semana

O evento será realizado nos dias 23 e 24 de julho, no auditório da Famato, em Cuiabá (MT)

16.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Gabriel Faria​

Termina neste sábado, dia 20, o prazo para inscrições antecipadas no II Seminário Mato-grossense de Manejo de Resistência. O evento será realizado nos dias 23 e 24 de julho, no auditório da Famato, em Cuiabá (MT).

As inscrições podem ser feitas pelo site da Embrapa Agrossilvipastoril, no endereço www.embrapa.br/agrossilvipastoril.  

Promovido pela Embrapa, IMAmt e Fundação Mato Grosso, o seminário reunirá pesquisadores, consultores técnicos, representantes das empresas de agroquímicos e produtores rurais para discutir a resistência de pragas, doenças e plantas daninhas à técnicas de controle, como o químico e as cultivares bt.

Durante dois dias serão apresentados resultados de pesquisas feitas por diferentes instituições monitorando a ocorrência de casos de resistência.

“Queremos transferir de uma forma mais otimizada os resultados da pesquisa para o produtor rural e para os consultores, para que eles possam se programar melhor para a próxima safra, pensando em estratégias de resistência”, explica o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril e coordenador do evento Rafael Pitta.

Esta é a segunda edição do evento, que foi realizado no ano passado em Sinop (MT). Além de passar as informações em primeira mão ao setor produtivo, permitindo a antecipação na tomada de decisão, o encontro é também uma oportunidade de envolver os diferentes atores no planejamento das ações de manejo de resistência em Mato Grosso.

Programação

A programação do seminário será dividida em cinco painéis temáticos. No dia 23, pela manhã, haverá o painel “Visão holística sobre resistência” e, no período da tarde, o painel “Entomologia”.

No dia 24 as atividades começarão com o painel “Plantas daninhas” e, após o almoço, terão sequência com dois painéis de “Fitopatologia”. Um deles terá o foco em ferrugem e mancha alvo e outro em mancha de ramulária.

Entre os palestrantes do evento estão pesquisadores da Embrapa, IMAmt, Fundação Mato Grosso, Universidade Federal de Viçosa, Univag e de empresas privadas, além de representantes de órgãos de defesa, como o Ministério da Agricultura e Indea.

Inscrições

As inscrições para o II Seminário Mato-grossense de Manejo de Resistência devem ser feitas pelo site www.embrapa.br/agrossilvipastoril. Após preencher o formulário, o interessado deverá fazer o depósito no valor de R$ 400 para uma das contas informadas no site do evento e enviar o comprovante à comissão organizadora. O valor da inscrição inclui almoço nos dois dias do seminário.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024