Inscrições abertas para X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Sobre Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil, simpósio será realizado em Vitória (ES)

23.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

As inscrições para participar do X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil já podem ser realizadas pelos interessados no site do evento, o qual será realizado no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, no período de 8 a 11 de outubro de 2019. O Simpósio é uma promoção do Consórcio Pesquisa Café, por intermédio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper e da Embrapa Café.

Nesse sentido, para realizar tais inscrições, que são gratuitas, os interessados, a partir desta data, devem entrar na página do Simpósio dentro do Portal do Consórcio Pesquisa Café e mediante click no botão ‘Inscrições no X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil’ fornecer o nome completo, e-mail, CPF, endereço, entre outros dados solicitados para inscrição. Quanto ao envio de trabalhos técnico-científicos, no formato de resumo expandido, o prazo foi estendido até 12 de agosto de 2019.

O X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, à semelhança das nove edições realizadas anteriormente, tem como objetivo principal apresentar os resultados de pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, bem como estimular o diálogo da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café, com vistas a promover a sustentabilidade do setor, por meio da pesquisa, inovação, melhoria da qualidade do produto, prospecção de novos cenários e tendências de consumo, de forma permanente, dos Cafés do Brasil.

Nesta edição do Simpósio são esperados aproximadamente 600 participantes, entre eles, pesquisadores, extensionistas, técnicos, professores, estudantes universitários, dirigentes de instituições representativas do setor cafeeiro, como associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais interessados no desenvolvimento do agronegócio dos Cafés do Brasil, e profissionais da imprensa especializada em agricultura. A partir do primeiro dia da programação oficial do evento, o público interessado também poderá realizar inscrições presenciais no Centro de Convenções de Vitória.

Dessa forma, a programação técnica do X Simpósio, no dia 8 de outubro, começará com pronunciamento de autoridades, além da palestra de abertura com base no tema central do evento. Na sequência, será realizada uma apresentação cultural e servido coquetel aos inscritos. Nos dias 9 e 10, o Simpósio contará com mesas-redondas, palestras e discussões que contemplarão temas como o Papel das cooperativas na inovação e sustentabilidade na cafeicultura, Custos de produção e rentabilidade dos Cafés do Brasil, Gestão sustentável da água na cafeicultura, Cafeicultura de precisão, Expressão máxima da qualidade dos cafés, e, por fim, Manejo de pragas na cafeicultura.

Adicionalmente, a programação oficial do Simpósio contará com minicursos sobre temas como Manejo nutricional do cafeeiro, Manejo de poda no café arábica, Plantio de café em montanha visando à mecanização, Produção de cafés especiais, Manejo de poda dos cafés do Espírito Santo e Gestão da propriedade cafeeira. Nos intervalos, os participantes poderão degustar cafés de excelente qualidade produzidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rondônia. No dia 11 de outubro, como atividade opcional, mediante adesão dos interessados, os participantes poderão visitar lavouras de café arábica ou conilon, em locais definidos pelo Incaper, para conhecerem tecnologias adotadas e desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café.

Envio de trabalhos técnico-científicos para o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

São esperados aproximadamente 300 trabalhos técnico-científicos no formato de pôsteres, dos quais 30 serão selecionados para apresentação oral em sessões técnicas. Referidos trabalhos também serão publicados nos Anais do Simpósio em formato digital. O prazo para envio de trabalhos técnico-científicos é até 12 de agosto de 2019. Os resumos expandidos deverão ser enviados para análise da Comissão Científica do X Simpósio, de acordo com a ‘Norma para apresentação de trabalhos técnico-científicos’. Os trabalhos aprovados serão divulgados até 23 de setembro e, posteriormente, ficarão disponíveis na página do X Simpósio e no portal do Consórcio Pesquisa Café.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024