Investir com antecedência traz benefícios ao cafeicultor

​Considerando que a colheita do café se inicia em meados de maio e junho, os primeiros meses do ano acabam sendo o período mais comum para fazer investimentos em novas tecnologias e maquinários

08.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Estevão Rinaldi

Considerando que a colheita do café nas principais regiões produtoras do Brasil se inicia em meados de maio e junho, os primeiros meses do ano acabam sendo, para os cafeicultores, o período mais comum para fazer investimentos em novas tecnologias e maquinários. Porém, adiantar essa tomada de decisão pode trazer ganhos significativos ao produtor. 

Como exemplo, a colheitadeira de café P1000, da Pinhalense. Por se tratar de um equipamento de alta complexidade, sua fabricação demanda mais tempo. Ao adquiri-la com antecedência em relação ao período costumeiro – ou seja, fazer negócio no final do ano, por exemplo - o produtor evita transtornos de última hora, como a falta do equipamento no momento em que ele mais necessita. Também consegue mais tempo para a liberação do financiamento, caso seja essa a condição de pagamento escolhida. 

Para quem está comprando sua primeira colheitadeira, esse adiantamento se torna ainda mais recomendável em termos de adaptação ao manuseio da nova máquina e de segurança. “Apesar de a colheitadeira P1000 ser um equipamento já consolidado no mercado, seu manuseio depende de um operador com conhecimento e também a garantia de que o fabricante faça a devida entrega técnica e tenha suportes financeiros e pessoais para quaisquer dificuldades ou problemas encontrados”, explica Claudio Nogueira, coordenador comercial da Pinhalense.

Por fim, existe também um benefício financeiro, já que o comprador consegue uma negociação com os preços ainda de 2017, evitando, assim, possíveis aumentos de tabela para o próximo ano.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024