Irrigação digital é destaque da Netafim/Amanco na Tecnoshow Comigo 2019

Tecnologia Netbeat possibilita monitorar, analisar e automatizar o sistema de irrigação em tempo real

09.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Larissa Albuquerque

A Netafim/Amanco, do mercado de irrigação por gotejamento, leva soluções digitais para a 18º edição da Tecnoshow Comigo, que ocorre entre os dias 08 a 12 de abril, em Rio Verde (GO). Apresentando o sistema de irrigação com cérebro, a empresa quer colaborar com a inovação no campo por meio de tecnologias inteligentes que permitem produzir mais com menos.

Assim, a Netafim/Amanco destaca o Netbeat, uma tecnologia que possibilita monitorar, analisar e automatizar todo o sistema de irrigação, em tempo real, com apenas um clique. O diferencial da solução é oferecer recomendações técnicas ao produtor a partir da análise de dados em tempo real, combinado com modelos de cultivo para auxiliar em tomadas de decisões mais assertivas e, consequentemente, em safras mais produtivas.

A plataforma é uma ferramenta de alta precisão e tecnologia, onde todas as funcionalidades foram projetadas para tornar a vida do produtor mais fácil e eficiente. O agricultor agora, mais do nunca, é um empresário rural e precisa administrar seu negócio. O monitoramento remoto permite mais tempo livre para realizar essas outras atividades, sem descuidar da lavoura e sem preocupações quanto a clima e perdas de safra. “É a irrigação 4.0 cada vez mais presente no campo como uma ferramenta de auxilio no desenvolvimento sustentável do agronegócio”, destaca o Diretor do Marketing da Netafim/Amanco, Carlos Sanches.

As recomendações de irrigação serão atualizadas diariamente e para os próximos cinco dias, garantindo um planejamento mais eficiente. Dessa forma, “é possível programar as operações de manejo da irrigação, nutrirrigação remotamente através de smartphone, tablet ou PC”, explica o Gerente Digital Farming da Netafim/Amanco, Bruno Toniello.

A tecnologia abrange várias áreas, como sensoriamento de solo, controle de irrigação, gestão de fazenda, gerenciamento do ciclo de máquinas e cultivos. Com os sensores é possível obter informações sobre as condições do solo, desempenho e saúde das plantas. Já a automação facilitará o controle remoto de processos cruciais, como sistemas de irrigação e nutrirrigação.

O monitoramento inteligente também ajuda na redução de custos, ao evitar falhas de produção, desperdícios de insumos, gastos excessivos com água e energia elétrica, tornando a atividade mais rentável em todos os aspectos, e adaptável à todas necessidades.

A Netafim/Amanco também levará suas modernas soluções de irrigação por gotejamento subterrâneo em grãos, que permite maximizar a rentabilidade da operação agrícola, utilizando água e nutrientes de forma racional e sustentável. Os benefícios estão ligados à otimização do recurso hídrico (produtividade da água), aproveitamento da área cultivada, redução no consumo de energia e de mão-de-obra para a operação do sistema e busca do potencial genético da planta através da nutrirrigação (adubação aplicada pelo sistema de gotejamento diretamente na zona das raízes das plantas).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024