Irriger fecha negócio com grupo agrícola do Sudão

Grupo GLB é um dos três maiores do país; projeto entre as duas empresas prevê investimentos em irrigação para diversas lavouras

08.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Breno Cordeiro

Em julho, a Irriger assinou um contrato com a empresa GLB, grupo de investimentos em agricultura que está entre os três maiores do Sudão. Localizada a norte da capital do país, Khartoum, a empresa contará com a Irriger para otimizar o uso de água para irrigação e energia, ampliando a rentabilidade das lavouras.

O grupo GLB possui uma área total de 87.000 hectares, com uma porção irrigada de 3.175 ha. O principal produto cultivado é a alfafa, mas outros, como o capim de Rhodes, trigo e milho, também integram a produção da empresa. Além disso, o grupo planeja ingressar na plantação de soja e amendoim.

A Irriger vem fazendo o acompanhamento do grupo desde 2014, com o objetivo de definir um plano de ação para aumentar a eficácia da irrigação nos campos da GLB, considerando o clima árido da região sudanesa. De acordo com o supervisor da região do Médio Oriente e África da Irriger, Nadir Yousif, a perspectiva é desenvolver um projeto que sirva de modelo para outras usinas locais no Sudão e países vizinhos.

“De começo, a Irriger é a única empresa estrangeira com que o grupo tem contato. O contrato prevê uma readequação dos 63 pivôs utilizados pela empresa, a ampliação da irrigação atual em 800 hectares, ainda fazendo uso da fonte de água que já é utilizada, no rio Nilo, e um plano para uma nova extensão e investimentos em solo cultivável, que resultará na irrigação de mais 4.200 hectares”, explica Nadir.

A parceria com a Irriger irá permitir uma utilização otimizada da energia e recursos hídricos, fazendo da irrigação uma ferramenta para a rentabilidade e que poderá influenciar outras empresas do setor na região.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024