Irriger realiza palestra sobre eficiência energética na irrigação

Especialista vai orientar o público sobre como é possível reduzir o consumo de água e energia sem afetar a produtividade

12.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Maria Emília Zampieri

Com a proposta de apontar alternativas para que o produtor possa melhorar a gestão de energia e do consumo de água em períodos mais secos, o engenheiro agrônomo da Irriger (empresa especializada no gerenciamento e engenharia de irrigação)e mestre em Engenharia, Nelson de Sá, ministrará palestra no dia 14 de abril, das 9 às 10 horas, no auditório 2 no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO).

O especialista abordará o tema 'Eficiência energética aplicada aos sistemas de irrigação'. Para Nelson, os produtores precisam conhecer os equipamentos, dispositivos e técnicas que reduzem o consumo de energia, com o objetivo de manter viável o uso da irrigação. “Abordaremos os assuntos de eficiência energética em engenharia de projetos, equipamentos que reduzem o consumo de energia, dispositivos de automação e técnicas de gestão de irrigação para melhor eficiência na aplicação de água e produtividade agrícola”, adianta Nelson.

Os aumentos nas tarifas de energia elétrica registradas no final de 2015 e início de 2016 geraram maiores custos aos produtores rurais, principalmente para aqueles que utilizam a irrigação em suas propriedades rurais. Isso tem sido um problema na atividade agropecuária no Brasil, porque reduz a lucratividade em campo e compromete a situação de quem depende do meio rural para o desenvolvimento de seus negócios.

FICHA TÉCNICA

15ª edição da TECNOSHOW COMIGO

Data: 11 a 15 de abril de 2016 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Twitter: @tecnoshowcomigo

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024