J.Assy amplia presença no mercado Paraguaio

Empresa passa a ter representante de vendas no país vizinho e planeja um grande crescimento até o fim de 2020

16.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

A J.Assy, especialista em soluções tecnológicas para o agronegócio, está ampliando sua atuação no mercado externo e nos últimos meses tem fortalecido sua presença no Paraguai. A meta é, até o final do próximo ano, triplicar o faturamento no País.

Os produtores e clientes paraguaios já tinham acesso aos produtos da empresa desde 2008, através de uma revenda parceira. Mas com o aumento da demanda e a procura no País, surgiu à necessidade de ter uma estrutura própria de vendas por lá. “Queremos ampliar o mercado, vimos que existe um grande potencial para nossos produtos e para isso é importante termos mais canais de venda para agilizar a entrega e o pós-venda para os produtores paraguaios”, destaca Wellington Casati, coordenador de vendas.

O portfólio da J.Assy é composto pelo dosador pneumático Selenium e o mecânico Titanium, sensores de fluxo Visum Adubo e o Visum Grãos Finos, além dos discos de plantio Apollo. No Paraguai, os principais produtos de vendas sempre foram os discos de plantio, que praticamente dominam o mercado local. Por terem uma tecnologia inovadora, se popularizou muito rápido. Com a comprovação de sua qualidade o produto caiu no gosto do agricultor.

Os dosadores Titanium também estão entre os mais adquiridos pelos paraguaios. Sua fama se espalhou no mercado local por meio das fabricantes de implementos que atuam no Brasil e no país vizinho “Os discos foram nossa porta de entrada e o Titanium foi a consolidação. Foi um produto que assim como os discos, apresentou alta qualidade e resultados”, conta Casati.

Qualidade comprovada

De acordo com Rafael Vefago, da revenda paraguaia Monday Maquinarias, que tem acompanhado o sistema de distribuição da J.Assy desde o início no país, a aceitação por parte dos clientes sempre foi muito boa e virou uma tendência entre os produtores que foram conhecendo a tecnologia dos discos e do Titanium. “No milho por exemplo, é impressionante a diferença de distribuição quando comparado ao sistema convencional. Foi algo que agradou muito ao mercado paraguaio e os clientes estão muito satisfeitos”, diz.

De acordo com Vefago, é crescente a demanda dos discos de canola para o Titanium pelos produtores paraguaios. Antes existia um grande problema de plantio, pois a semeadura era feita com caixa de distribuição com sistema de rotor e não era possível controlar grão a grão. “Com o Titanium resolvemos esse problema. Uma semente tão pequena está fazendo uma distribuição tão boa e rendido bons relatos”, diz.

No início deste ano, a revenda também começou a comercializar o dosador pneumático Selenium. Segundo Vefago, o equipamento está se destacando no mercado local. “Até o momento o resultado é muito satisfatório. Estamos acompanhando o funcionamento deles de perto, conversando com os clientes. Ele tem se mostrado um sistema muito simples e fácil de operar, bem ao gosto de quem está adquirindo”, afirma.

A preocupação com o pós-venda também é algo constante da J.Assy. Com a presença de um representante atuando diretamente no Paraguai, a empresa terá um suporte a mais junto aos clientes. “Ter o respaldo de alguém da fábrica nos ajudando é muito importante, pois nos auxilia no treinamento, na entrega e no acompanhamento dos resultados. Foi uma estratégia muito interessante da J.Assy”, destaca Vefago.

Novidade em discos

Visando sempre ter um portfólio moderno e que beneficie o produtor, recentemente a empresa disponibilizou no mercado brasileiro e paraguaio, os Discos Apollo para Soja nos modelos de 64 e 56 furos. A opção de 64 furos é indicada para a distribuição de 10 a 16 sementes por metro.

Já o lançamento de 56 furos, apresentado este ano, é uma tecnologia para o dosador Titanium. Ele garante melhor plantabilidade em uma faixa menor de sementes por metro. Outro diferencial é que ele é carreira simples, o que aumenta a precisão de distribuição da semente no solo, pois irá sempre percorrer o mesmo caminho no condutor.

É importante destacar que os Discos Apollo são os únicos do mercado com a tecnologia patenteada RampFlow®, uma rampa com pequenas estrias em cada furação, que diminui o atrito da semente e sua quebra dentro do dosador. Essa tecnologia tem proporcionado em média, a redução de 60% de sementes duplas e falhas no plantio em relação a qualquer concorrente do mercado.

Perfil do produtor na região

Os produtores rurais no Paraguai são em sua maioria de origem brasileira, saíram daqui e foram desbravar e plantar naquelas terras. A principal cultura cultivada por eles é a soja, em algumas regiões do País até duas safras da oleaginosa, chegando à colocação de 3º maior produtor da américa latina. Segundo Wellington Casati, são agricultores de médio a grande porte e muito adeptos as novas tecnologias. “No Paraguai, é muito favorecida a entrada de tecnologia, pois existe muito incentivo do Governo aos financiamentos dessas ferramentas. Juros mais baixos e facilidade de crédito maior que no Brasil”, explica o coordenador.

A J.Assy também tem planos para conquistar mais mercados e ampliar sua presença nos vizinhos: Argentina, Uruguai, Bolívia e Colômbia.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024