J.Assy recebe certificação de qualidade

Com a NBR ISO 9001-15, empresa especialista em soluções para o agronegócio pretende ampliar parcerias com montadoras multinacionais

22.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

A J.Assy acaba de conquistar a certificação ISO 9000. O feito, faz parte da estratégia de crescimento e fortalecimento de novas parcerias. De acordo com Orlando Storti Júnior, engenheiro mecânico e responsável pela área industrial da J.Assy, em Caldas Novas/GO, ao longo dos últimos anos a empresa foi aperfeiçoando seus processos de fabricação e se preparando para as demandas futuras. “Criamos uma estrutura de processos que inclui tempo e método”, disse.

Mas, foi nos últimos dois anos, que a empresa resolveu ampliar seus negócios em outros países e para isso seria fundamental fornecer os seus produtos para mais montadoras do setor. Para acessar essas multinacionais era necessário ter a ISO 9000.

Dessa forma, começou a preparação e contratação de um profissional focado na área de qualidade. Este foi o primeiro passo para todo o processo da certificação. “No começo de 2019 contratamos também um consultor que veio nos ajudar principalmente na formalização da nova certificação”, destacou Orlando.

Mudanças

Para uma companhia ter sucesso e longevidade no mercado global é necessário ter base sólida e procedimentos. “Criamos os procedimentos pensando também na cultura da empresa, de tal forma que os nossos funcionários consigam unificar as duas coisas”, comentou o engenheiro.

A estratégia deu certo e a empresa que tem em seu portfólio o dosador pneumático Selenium e o mecânico Titanium, sensores de fluxo Visum Adubo e o Visum Grãos Finos, além dos discos de plantio Apollo, em novembro passou pela auditoria final. “Para atingirmos mais esse objetivo, há anos seguimos um padrão rígido de qualidade de fabricação dos produtos”, finaliza o profissional.

ISO 9000

Na gestão da qualidade, a ISO 9000 é o conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. Elas podem ser aplicadas em diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins, e se referem apenas, a qualidade dos processos da organização, e não dos produtos ou serviços. Esse grupo de normas descreve regras relacionadas a implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade. Elas tornaram-se oficiais a partir do ano de 1987, baseada em normas britânicas, e desde então, vem sofrendo revisões.

Empresas que aplicam as normas ISO 9000 tem uma vantagem adicional, pois tem maior credibilidade frente aos seus clientes e concorrentes.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024