Jacto anuncia entrada nos mercados de cana e plantio

Com seis grandes lançamentos, a Jacto anuncia sua entrada também nos mercados de cana e plantio

19.08.2020 | 20:59 (UTC -3)
Revista Cultivar

A Jacto anunciou nesta quarta (19) a entrada em diferentes mercados, como plantio de grãos e colheita de cana, com o lançamento de vários produtos para estes setores, além de novos equipamentos para os segmentos tradicionais da marca, como pulverização e agricultura de precisão. De acordo com o diretor presidente da Jacto, Fernando Gonçalvez, a entrada em novos segmentos de mercado faz parte das estratégias da companhia para o crescimento. “Significa criar novas linhas de produtos, entrar em novos mercados e avançar no exterior. É exatamente isso que estamos fazendo”, explica. Ainda segundo o executivo, as inovações devem estar baseadas em novas premissas, como a digitalização, a eficiência e a produtividade no campo, a rastreabilidade da produção e a atenção a um consumidor cada vez mais ativo e engajado em práticas e ações sustentáveis. “Por isso, a inovação constante é um fator decisivo para que o agricultor, centro da cadeia produtiva, produza mais e melhor”, afirma.

Ao todo, foram seis lançamentos: colhedora de cana Hover 500, pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV, as plantadeiras Lumina 400 e Meridia 200, a plantadeira automotriz Uniport Planter 500 e a o ecossistema digital Jacto Connect.

HOVER 500

Colhedora de cana da Jacto, Hover 500, tem motor de 470 cv, duas linhas de colheita, com esteiras de 16 polegadas de largura que encaixa nos espaçamentos de plantio da cana, trafegando de forma alternada entre as entrelinhas. "A Hover 500 tem capacidade de colher na mesma velocidade das atuais máquinas de uma linha, possibilitando colher no mesmo período o dobro de cana", explica o gerente de negócios da Jacto, Adilson Bazucco. “Ao colher simultaneamente duas linhas, tem potencial redução de até 35% no consumo de litros de combustível por tonelada de cana colhida”, afirma Bazucco.

A plataforma de colheita é conectada à estrutura da máquina e possibilita acompanhar a declividade lateral do terreno, com um corte mais rente do solo, minimizando os arrancamentos e danos às soqueiras. Possui elevador mais largo, com sistema de giro e levante robusto. A cabine com acesso pelos dois lados da máquina.

Hover 500
Hover 500

ARBUS 4000 JAV

Outro lançamento foi a terceira geração do veículo autônomo da Jacto. Com tecnologia Otmis, o ARBUS 4000 JAV possibilita que com um tablet ou de qualquer ponto remoto da fazenda seja  possível controlar a máquina em operação na lavoura. Ele possui gerenciamento automático de obstáculos para que, automaticamente quando encontra algo no trajeto, informe o controle de operações para tomada de decisão da ação a ser executada. Um sistema de escaneamento a laser avalia a massa foliar da planta, consegue identificar o tamanho e proporção da planta, bem como onde existe massa verde, posicionando os ventiladores de forma adequada para que o produto seja aplicado no alvo.

Estas informações servem de entrada para o controle do sistema de pulverização, que através de um conjunto individual de válvulas integradas ao sistema de multiventiladores funcionam de forma independente através de motores elétricos. O conjunto permite uma pulverização de qualidade diferenciada com corte inteligente de seções, entregando a quantidade exata de produto e volume de ar ideal em cada parte da planta, evitando assim desperdícios de produto e energia.

O Arbus 4000 JAV tem controle autônomo de operações, com monitoramento remoto e controle interativo do veículo através de um console que pode estar na mão do gestor da frota. A tecnologia permite trabalhar com mais de um veículo ao mesmo tempo, com a função comboio e alinhamento virtual das máquinas. Em termos de design, o equipamento é moderno e compacto, sem superfícies que possam causar danos aos frutos e partes da planta.

O ARBUS 4000 JAV vem com tração hidrostática independente 4x4, suspensão e direção independentes nas quatro rodas e reservatório de 4000 litros. Toda a tecnologia existente neste pulverizador autônomo foi desenvolvida pela Jacto.

Arbus 4000 JAV
Arbus 4000 JAV


LINHA DE PLANTIO 

A Jacto também está entrando no mercado de semeadoras, com três linhas de plantio. São produtos que atenderão diferentes tamanhos de propriedades, já que as opções vão desde 11 linhas até 61 linhas, dependendo do modelo. A principal novidade neste segmento é, sem dúvidas, o Uniport Planter 500, um projeto inovador de uma máquina exclusiva para plantio.

UNIPORT PLANTER 500

O Uniport Planter 500 é uma plantadeira automotriz - conjunto de tração e plantio numa única máquina. É a primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil. Ele tem motorização híbrida diesel e elétrica de 470 cv, e controle independente de tração nas quatro rodas. Tem alta capacidade produtiva, com reservatório central de sementes com 8,7 mil litros e capacidade de 49 a 61 linhas de plantio. Possui transmissão híbrida com motores independentes em cada roda, cinco seções articuladas  e independentes, sistema de redução de embuchamento e sistema “down force” independente, responsável por manter de forma constante e programada a pressão das linhas de plantio sobre o solo.

Um sistema de direção inteligente permite manobras programadas nas cabeceiras, levantando automaticamente o sistema de plantio e recolocando de volta no trajeto. A cabine com suspensão independente foi desenhada para a operação de plantio com todos as tecnologias da linha Otmis.

Uniport Planter 500
Uniport Planter 500

MERIDIA 200

A Meridia 200, pode ser configurada de 11 até 23 linhas de plantio, em três seções diferentes. Ela possui dosadores Precision Planting e sistema de força constante na linha de plantio definida antes do início da operação de acordo com o tipo de solo.

Meridia 200
Meridia 200


LUMINA 400

A Plantadeira auto transportável pode ser configurada para 29, 33 ou 37 linhas de plantio, além de 37 linhas de sementes e fertilizantes, até 71 linhas apenas com sementes. Possui reservatório de insumos de 8,7 mil litros. Quando configurada apenas com sementes, um único abastecimento dá conta de uma jornada inteira de plantio. Os pontos de abastecimentos estão localizados no ponto central da plantadeira. O reservatório possibilita utilizar sementes e fertilizantes ou apenas um dos produtos. O fechamento da plantadeira para o modo transporte pode ser feito de modo automático em 90 segundos e deixa a máquina com uma largura de apenas 3,20m.

Lumina 400
Lumina 400

SISTEMA DIGITAL CONECT

Sistema Digital Conect é um ecossistema que concentra todas as informações e conexões entre as máquinas no campo, pessoas, revendas e fábrica. “Precisamos unir as máquinas que estão andando na lavoura com as pessoas, sejam produtores, operadores, gerentes de fazenda ou revendas da Jacto", explica o gerente de novos negócios, Guilherme Panes. O sistema digital trabalha em vários pontos de venda e possibilita o diagnóstico direto da fábrica, com um time multifuncional que dá suporte para os agricultores e revendas, explica Fernando.

Estão disponíveis no mercado a partir de agora os módulos de atendimento ao cliente, banco de informações de produtos, chat da fazenda, gestão de operações, localizador de revendas, treinamentos, ferramentas para a agricultura e classificados de máquinas.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024