Jacto concorre ao Prêmio Afubra/Nimeq com o costal Jacto DJB-20S

Pulverizador costal possibilita conexão Bluetooth e ser controlado por celular

26.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Com informações de Livia Borges

Em sintonia com o tema da agricultura digital, a Jacto apresenta o novo desenvolvimento da empresa na linha de equipamentos costais: o pulverizador e dosador costal a bateria Jacto DJB-20S. 

O equipamento possibilita conectar-se via Bluetooth e ser controlado por um aparelho celular. É justamente este equipamento que representa a marca no prêmio Afubra/Nimeq 2019.

O Jacto DJB-20S é da linha de pulverizadores e dosadores costais movidos a bateria. Com este pré-lançamento, devido à sua venda ser realizada no final de 2019, a empresa reforça sua posição no mercado de pulverizadores costais e inicia uma nova era no segmento.

“Através do celular, o operador consegue configurar toda a operação, padronizando as dosagens, pressão e vazão do produto a ser aplicado, além de selecionar a velocidade de aplicação considerando o espaçamento entre as plantas. Ao final do trabalho, é gerado um relatório com dados da operação, similar aos relatórios gerenciais que são oferecidos nas grandes máquinas”, explica o especialista de produtos da Jacto, Iago Reis de Oliveira, unidade de produtos portáteis.

O equipamento costal, utilizado principalmente em cultivos como tabaco, café, hortaliças, banana, aplicações de herbicidas em cultivos industriais como eucalipto e pinus e cana de açúcar, entre outros, consegue se comunicar com um aparelho celular através de um aplicativo. 

Ao longo da operação, o equipamento grava as informações da quantidade de doses aplicadas e volume total aplicado, além de um mapa operacional da aplicação realizada quando conectado ao celular com a localização GPS habilitada gerando um relatório de rastreabilidade das plantas individualmente. 

Diferenciais e características do Jacto DJB-20S 

O Jacto DJB-20S atende produtores rurais que buscam tecnologia e precisão na aplicação. 

Utilizando na função dosador em forma de esguicho, é possível aplicar o produto direto no alvo com uma dose controlada. Além disso, através da calibração realizada com o auxílio do aplicativo no celular, é possível pulverizar com precisão de uma casa decimal a dose desejada no alvo para maior uniformidade de cobertura de gotas.

Esta calibração configurada pelo celular pode ser realizada para mais de uma máquina, agilizando e padronizando o processo de trabalho. No modo dosador temporizado, o Jacto DJB-20S conta com um sistema que aplica doses de 5 a 300 ml em 5 intervalos de tempo - dependendo do espaçamento entre plantas e o tempo que o operador precisa para se deslocar entre elas, ele escolhe o melhor intervalo.

Basta deixar o gatilho acionado e o equipamento realiza os disparos da dose escolhida de forma automática. Já na função dosador para aplicação localizada, o Jacto DJB-20S possui um gatilho eletrônico conectado diretamente à bomba hidráulica que, somente quando acionado, dispara a dose desejada. Esta função é geralmente utilizada para espaçamentos heterogêneos, como em aplicações na bananicultura, onde ocorre o perfilhamento dos brotos variando a distância entre plantas.

Já no modo pulverizador, além de acompanhar o equipamento quatro diferentes bicos de pulverização, também é possível ajustar a pulverização em 5 níveis de pressão constante, fazendo a cobertura de uma área de forma uniforme e com menor deriva. Conta também com o marcador de passos, um sistema que ajuda a controlar a velocidade de caminhamento do operador para que a uniformidade da aplicação seja garantida. Através de um bip sonoro dita-se o ritmo dos passos que podem ser ajustados de 1 a 4 km/h. 

O Jacto DJB-20S é movido a bateria de Lítio-ion de longa vida útil. Leve e destacável, permite rápido carregamento levando apenas a bateria e o carregador para próximo da tomada. A autonomia da bateria proporciona extensas jornadas de trabalho, como por exemplo, aplicar mais de 10.000 doses de 50 ml ou pulverizar mais de 200 litros. 

Possibilitando conforto e segurança, o operador deixa de realizar o esforço de bombeamento e se concentra na localização dos alvos, tendo assim uma aplicação mais precisa.

O Jacto DJB-20S mostra em seu painel de controle, feito de LCD, o nome do equipamento, indicador de carga da bateria, pressão de trabalho e dose desejada, por exemplo. Através do painel, é possível controlar o equipamento sem o uso de um celular.

Na interface com o aplicativo, ficam registradas as horas trabalhadas desde quando o equipamento foi adquirido, facilitando a programação de manutenções e garantia, que tem validade de 3 anos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024