Jacto DJB-20S vence Prêmio Afubra/Nimeq

Segundo a comissão julgadora, o equipamento foi premiado por inovação, contribuição à produtividade agrícola, preservação do meio ambiente e ser voltado para a agricultura familiar

28.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Cicillini

O pulverizador e dosador costal a bateria Jacto DJB-20S venceu o 5º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar, categoria empresas.  

O prêmio é uma promoção da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) com o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel) e tem a parceira da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 

O troféu de reconhecimento foi recebido por Márcio Fantim, coordenador comercial Brasil da unidade de produtos portáteis da Jacto, no último dia da Expoagro Afubra, que foi realizada entre 26 a 28 de março em Rio Pardo/RS.

A comissão julgadora analisou entre os nove concorrentes ao prêmio na categoria indústria, o produto que alcançou melhor os quesitos: novidade na fabricação, fosse como inovação tecnológica ou aperfeiçoamento, sua contribuição para a produtividade agrícola e para a preservação do meio ambiente, além de ser voltado para agricultura familiar. 

“Este prêmio reconhece o esforço de uma equipe inteira que pensou no Jacto DJB-20S, desenvolveu todas as tecnologias que poderiam ser embutidas, como cada peça funcionaria, as inúmeras pessoas que foram a campo realizar testes para buscar ainda mais eficiência em cada detalhe do equipamento, equipes de logística, comercial e marketing que, acima de tudo, ouviram os produtores rurais e suas reais necessidades para oferecer ao mercado uma tecnologia de ponta e economicamente acessível”, afirma Márcio Fantim.  

O Jacto DJB-20S é o primeiro pulverizador e dosador costal a bateria do mundo com a possibilidade de se conectar via Bluetooth e ser controlado por um aparelho celular ou tablet.

“Através do celular, o operador consegue configurar toda a operação, padronizando as dosagens, pressão e vazão do produto a ser aplicado, além de selecionar a velocidade de aplicação considerando o espaçamento entre as plantas. Ao final do trabalho, é gerado um relatório com dados da operação, similar aos relatórios gerenciais que são oferecidos nas grandes máquinas”, explica Iago Reis de Oliveira, especialista de produtos da Jacto, unidade de produtos portáteis.

O equipamento costal, utilizado principalmente em cultivos como tabaco, café, hortaliças, banana, aplicações de herbicidas em cultivos industriais como eucalipto e pinus e cana de açúcar, entre outros, consegue se comunicar com um aparelho celular através de um aplicativo. 

Diferenciais e características do Jacto DJB-20S

Utilizando na função dosador em forma de esguicho, é possível aplicar o produto direto no alvo com uma dose controlada. Além disso, através da calibração realizada com o auxílio do aplicativo no celular, é possível dosar com precisão de uma casa decimal a dose desejada no alvo para maior uniformidade de cobertura de gotas.

Esta calibração configurada pelo celular pode ser realizada para mais de uma máquina, agilizando e padronizando o processo de trabalho. No modo dosador temporizado, o Jacto DJB-20S conta com um sistema que aplica doses de 5 a 300 ml em 5 intervalos de tempo - dependendo do espaçamento entre plantas e o tempo que o operador precisa para se deslocar entre elas, ele escolhe o melhor intervalo.

Basta deixar o gatilho acionado e o equipamento realiza os disparos da dose escolhida de forma automática. Já na função dosador para aplicação localizada, o Jacto DJB-20S possui um gatilho eletrônico conectado diretamente à bomba hidráulica que, somente quando acionado, dispara a dose desejada. Esta função é geralmente utilizada para espaçamentos heterogêneos, como em aplicações na bananicultura, onde ocorre o perfilhamento dos brotos variando a distância entre plantas.

Já no modo pulverizador, além de acompanhar o equipamento quatro diferentes bicos de pulverização, também é possível ajustar a pulverização em 5 níveis de pressão constante, fazendo a cobertura de uma área de forma uniforme e com menor deriva. Conta também com o marcador de passos, um sistema que ajuda a controlar a velocidade de caminhamento do operador para que a uniformidade da aplicação seja garantida. Através de um bip sonoro dita-se o ritmo dos passos que podem ser ajustados de 1 a 4 km/h. 

O Jacto DJB-20S é movido a bateria de Lítio-ion de longa vida útil. Leve e destacável, permite rápido carregamento levando apenas a bateria e o carregador para próximo da tomada. A autonomia da bateria proporciona extensas jornadas de trabalho, como por exemplo, aplicar mais de 10.000 doses de 50 ml ou pulverizar mais de 200 litros. 

Com mais conforto e segurança, o operador deixa de realizar o esforço de bombeamento e se concentra na localização dos alvos, tendo assim uma aplicação mais precisa.

O Jacto DJB-20S mostra em seu painel de controle, feito de LCD, o nome do equipamento, indicador de carga da bateria, pressão de trabalho e dose desejada, por exemplo. Através do painel, é possível controlar o equipamento sem o uso de um celular.

Na interface com o aplicativo, ficam registradas as horas trabalhadas desde quando o equipamento foi adquirido, facilitando a programação de manutenções e garantia, que tem validade de 3 anos.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024