Jacto leva pulverizador e dosador costal a bateria para Expocafé 2019

Jacto DJB-20S oferece conexão com o celular e possibilita diferentes usos e funções na cultura do café

14.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Braga

Com características versáteis para atender a diferentes necessidades para o trato do café, o Jacto DJB-20S, apresentado pela Jacto na Expocafé 2019, é um pulverizador e dosador a bateria que proporciona  autonomia de trabalho e aumento de produtividade operacional. O equipamento é ainda possibilita conexão via bluetooth com o aparelho celular.

O Jacto DJB-20S vem para ampliar o portfólio da empresa em pulverizadores e dosadores costais movidos a bateria, aliando conforto e tecnologia, uma vez que o operador deixa de realizar o esforço de bombeamento e se concentra na localização dos alvos, tendo assim uma aplicação com mais qualidade. Com este lançamento, a empresa inicia uma nova era no segmento. 
 
Na cultura cafeeira, o equipamento pode ser usado para várias funções: pulverização de herbicida (catação de plantas invasoras), pulverização de produtos foliares (fungicidas, inseticidas, fertilizantes foliares) e aplicação via drench de produtos na raiz da planta (produtos sistêmicos, fertilizantes líquidos e biológicos/enraizadores).
 
Na função de pulverização de herbicidas, o equipamento proporciona a diminuição da deriva, e consequentemente o desperdício de produtos, através da regulagem da pressão e consequentemente diminuição do volume de aplicação. É possível diminuir em até 30% o volume de aplicação.
 
Na função pulverização de inseticidas/fungicidas, é possível aumentar a probabilidade de penetração e cobertura de gotas na planta selecionando a pressão máxima de pulverização, que chega próximo de 60 psi (4 bar), além de manter constante a pulverização, melhorando consequentemente a homogeneidade/qualidade da aplicação.
 
Já na função de aplicação via drench de produtos na raiz da planta, um dos fatores a serem analisados é a precisão e repetibilidade da dose aplicada. Nesse sentido, o equipamento tem assertividade de 1 cada decimal (0,1 ml) da dose através da calibração utilizando o aplicativo. No termo repetibilidade, é possível aplicar a mesma dose selecionada no início do dia até o final do dia, dispensando a necessidade de realizar a calibração da dose ao longo da jornada.
 
“Outro grande diferencial do equipamento está na conexão bluetooth do equipamento com o celular, o que permite ao operador configurar o equipamento, padronizando as dosagens, pressão e vazão do produto a ser aplicado, além de selecionar o tipo de aplicação considerando o espaçamento entre as plantas. Ao final do trabalho, é gerado um relatório com informações da operação, parecido com os serviços de telemetria que são oferecidos nas grandes máquinas”, explica o especialista de produtos da Jacto, unidade de produtos portáteis, Iago Reis de Oliveira.
 
Outra operação para o café, a de poda, é facilitada com o Jacto PR- 40,  podador a bateria que tem 7 sensores internos, possibilitando o corte progressivo com força e precisão extrema.
 
A tesoura de poda elétrica é leve e ergonômica, possibilitando que o trabalho seja feito até três vezes mais rápido quando comparado a um podador manual ao final do dia de trabalho. Principalmente utilizada em pomares de frutas, é capaz de realizar cortes de galhos finos e grossos com facilidade, precisão e agilidade, diminuindo o tempo operacional e aumentando a qualidade da poda.
 
Entre os seus diferenciais estão a sua lâmina de aço revestida de titânio de alta resistência que pode ser aberta em dois diâmetros de corte: até 20 ou 40 mm. O fechamento dessa lâmina é progressivo, acionado por um gatilho eletrônico, o que garante um corte preciso e sem rebarbas. A bateria é de Lítio-íon, o que oferece a possibilidade de longas jornadas de trabalho com até 20.000 cortes de autonomia por carga completa da bateria. Para ampliar seu uso, o equipamento possui um acessório opcional, uma haste de extensão telescópica, com ajuste de altura que varia de 1,20 a 2,0 m para cortes em plantas mais altas. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024