John Deere leva soluções para a Abertura da Colheita do Arroz

De 20 a 22 de fevereiro será realizada a 29ª Abertura da Colheita do Arroz, em Capão Leão (RS)

18.02.2019 | 20:59 (UTC -3)
William Gimenes

Além de ser um dos principais alimentos consumidos no Brasil, o arroz é uma cultura significativa para o agronegócio do País. Segundo a última estimava de safra divulgada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção do grão deve chegar a 11.207 milhões de toneladas nesta safra, sendo mais de 80% oriunda do Sul do Brasil.

Para dar início à colheita do grão na região, de 20 a 22 de fevereiro será realizada a 29ª Abertura da Colheita do Arroz, em Capão Leão (RS). Apoiadora do evento desde seu primeiro ano, a John Deere também estará presente nesta edição com soluções em tecnologia e maquinário. "Trata-se de um evento tradicional no calendário agrícola e uma excelente oportunidade de apresentar aos rizicultores, clientes que sempre buscam alta tecnologia e desempenho para melhorar o manuseio da cultura, as novidades do setor", diz Eduardo Martini, gerente de Vendas da John Deere Brasil.

Além da terra e do clima, a capacidade técnica dos agricultores e a alta mecanização das lavouras são fatores fundamentais para alcançar alta produtividade e boas safras. Por isso, a companhia apresentará na ocasião suas mais modernas soluções para as operações no campo. "A John Deere possui uma longa e forte relação com o setor, com produtos que facilitam o dia a dia e colaboram para que os agricultores superem desafios próprios da cultura, como a limpeza e qualidade do grão", destaca Martini.

Tecnologia e planejamento ajudam no aumento da produtividade

Para uma boa safra de arroz, a fase do preparo do solo é decisiva, já que erros nesse momento significam aumento de custos e prejuízos na produção. Para auxiliar o agricultor neste momento, a John Deere conta com o Surface Water Pro, ferramenta capaz de levantar dados altimétricos para planejamento de preparo do solo em cultura de arroz ou drenagem de rotação de soja. A solução garante que a operação de irrigação seja mais veloz e planeja a criação das curvas de nível, também atuando em situações adversas como poeira e vento.

Parte desse sistema, o software AgroCad manipula todos os dados que são captados, realiza a comparação do percurso planejado com o realizado e, assim, possibilita que o agricultor realize o planejamento prévio de suas ações, o que garante mais economia e maior produtividade. Em relação ao modo convencional, o produtor consegue realizar a operação na metade do tempo.

Outro exemplo de inovação da companhia é a colheitadeira S550, com plataforma Drapper, tecnologia de rotor que ajuda a reduzir o índice de perdas, melhora a limpeza e a qualidade do grão. A plataforma Drapper proporciona fluxo mais uniforme no corte e alimentação, melhorando a capacidade de colheita e qualidade de grãos. Além disso, essas colheitadeiras têm como opcional de fábrica piloto automático e mapa de produtividade, tecnologia que proporciona gerenciamento mais detalhado da produtividade e mais performance para colheita.

Também são diferenciais da John Deere os serviços e suporte oferecidos pelos seus concessionários. Os rizicultores, por exemplo, podem contar com a rede para fazer o planejamento das curvas de nível para sua plantação de arroz. Somado a isso, os clientes da companhia contam com serviços de pós-vendas e com profissionais treinados, que realizam otimizações e manutenções preventivas, assim como a disponibilidade de peças, a fim de garantir que as máquinas entreguem seu potencial máximo e contribuam para a maior produtividade no campo. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024