Jovens líderes propõem soluções para alimentar o planeta

O Youth Ag Summit começa em Brasília nesta segunda-feira, dia 4 de novembro de 2019

04.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
Eloisa Rangel

Algumas das mentes mais brilhantes e apaixonadas do mundo se reúnem no Brasil para o Youth Ag Summit 2019 (YAS), para mergulhar profundamente nos temas alimentação e agricultura, propondo soluções inovadoras e sustentáveis para responder uma de nossas perguntas mais desafiadoras: como alimentamos um planeta faminto, ao mesmo tempo protegendo seus recursos naturais?

Organizado pela Bayer, em parceria com a Rede Internacional de Agricultura Nuffield e o Instituto Interamericano de Cooperação em Agricultura (IICA), o tradicional evento bienal tem como objetivo proporcionar à próxima geração de jovens agentes de mudança uma plataforma para reunir habilidades e conhecimento para atuarem fortemente no desenvolvimento de soluções para um futuro mais sustentável.

Entre os 100 delegados dos 45 países que farão parte do YAS, 12 são representantes brasileiros, como a estudante de engenharia de produção, Bárbara Oliveira Ferreira, de 21 anos, natural de Salvador (BA). A jovem tem um projeto de dessalinização de água com energia solar-térmica e quer implementá-lo no semiárido nordestino para consumo doméstico e uso na agricultura de subsistência. Bárbara espera que o Youth Ag Summit funcione como uma incubadora, e ela e os participantes possam transformar suas ideias de sustentabilidade em realidade.

“Eu vejo o YAS como uma excelente oportunidade para compartilhar mais detalhes sobre a agricultura no nordeste do Brasil e como as mudanças climáticas e a política influenciam na qualidade de vida e nos meios de subsistência vividos pelas pessoas dessa região. Espero poder contribuir para o desenvolvimento do meu projeto, aprender mais sobre técnicas de liderança e resolução de problemas, além de fazer novas amizades”, conta.

“O poder do movimento Youth Ag Summit está nestes jovens líderes”, diz Liam Condon, integrante do conselho de Administração da Bayer AG e presidente da divisão Crop Science. “Youth Ag Summit capacita os jovens líderes para ajudar a transformar este mundo para melhor, tanto com grandes medidas e também com pequenas atitudes”, completou. "Sabemos que os jovens são o maior recurso natural do nosso planeta e estamos fornecendo a eles uma plataforma inclusiva e de apoio, onde suas ideias podem se enraizar e prosperar".

Nos próximos três dias no Brasil, os jovens – com idades entre 18 e 25 anos – trabalharão juntos para desenvolver soluções inovadoras, funcionais e sustentáveis para os desafios globais de segurança alimentar. “O Brasil é um dos países mais importantes para a agricultura do mundo. Esses jovens líderes terão a oportunidade de conhecer de perto a real sustentabilidade da produção brasileira de alimentos”, completa Rodrigo Santos, head da divisão Crop Science da Bayer para América Latina.

Durante o evento, os jovens delegados visitarão a fazenda Pamplona da SLC Agrícola, que produz uma variedade de culturas agrícolas, incluindo soja, algodão e milho, em uma área de mais de 20 mil hectares.

Os participantes também terão a chance de obter informações do mundo real sobre sustentabilidade em atividades promovidas por Nuffield e IICA, parceiros da edição 2019 do Youth Ag Summit. Além disso, poderão ouvir especialistas como:

“Para o IICA, é de vital importância que os jovens líderes mundiais da agricultura tenham este intercâmbio de histórias de sucesso focadas em sustentabilidade e as apliquem quando retornarem aos seus países”, relata Hernan Chiriboga, representante do IICA no Brasil. "Isso permite que as informações sejam compartilhadas para o benefício de todos que moram nos meios rurais".

“Como uma organização focada em nutrir e apoiar futuros líderes agrícolas, a Nuffield Brasil tem orgulho de ser parceira e ajudar a entregar um programa emocionante por meio do Youth Ag Summit, em Brasília esta semana”, afirma Murilo Bettarello, presidente da Nuffield Brasil. "Estamos ansiosos para ver o impacto futuro que esses jovens terão sobre a conquista de um mundo com mais segurança alimentar".


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024