Koppert lança programa para tratamento de semente industrial com fungicida e nematicida biológicos

BioTSI Koppert apresentou bons resultados com uma frequência de reposta em 85% das áreas tratadas

12.04.2021 | 20:59 (UTC -3)
Flávia Romanelli

O BioTSI Kopppert, composto pelo Trianum DS (Trichoderma harzianum, Cepa T22) e o Veraneio (Bacillus amyloliquefaciens, Cepa UMAF6614 - Universidade de Malaga), é um tratamento de semente industrial (TSI) biológico com amplo espectro de ação, inédito no país, protegendo as lavouras contra o ataque de fungos e nematoides de raiz.

O programa foi utilizado em mais de 400 campos demonstrativos nas safras 2018/19 e 2019/20, apresentando uma frequência de resultados positivos em 85% das áreas, podendo-se observar menor incidência e severidade de doenças nas raízes, além de um incremento no volume de radicelas, parte aérea e produtividade. “Com os resultados consolidados, já comercializamos aproximadamente R$ 8 milhões desse tratamento na temporada 2020/21”, explica o gerente de vendas Centro-Sul da Koppert, Rodrigo Rodrigues.

Segundo o coordenador de desenvolvimento agronômico da Koppert, Marcelino Borges de Brito, com os tratamentos BioTSI os produtores deixaram de perder plantas devido a doenças causadas pelos patógenos de solo. “Além de apresentar menor incidência e severidade de doenças causadas por fungos e nematoides de raiz, as plantas que se beneficiaram com o manejo apresentaram mais vigor e sanidade em função do incremento do volume radicular. Nesta safra, tivemos um incremento de 30% do sistema radicular”.

De acordo com o sojicultor de Paranavaí (PR), André Kagueyama Takano, que utilizou o BioTSI em sua propriedade, os resultados foram muito satisfatórios. “A soja está crescendo muito bem, sem doenças que prejudicam seu desenvolvimento. Com esses resultados, pretendo aumentar a área tratada na próxima safra”.

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco