Kubota apresenta trator-conceito autônomo "X Tractor"

Em comemoração aos 130 anos de fundação, Kubota apresenta seu trator-conceito X tractor autônomo 100% elétrico e com motores independentes nas quatro rodas

10.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Revista Cultivar

Meio século depois de exibir seu primeiro trator-conceito na Exposição Mundial do Japão, realizada em Osaka em 1970, a Kubota apresentou o "X Tractor". O novo trator-conceito foi apresentado nas comemorações do 130º aniversário de sua fundação. Equipado com inteligência artificial (IA) e tecnologia de eletrificação, o X Tractor é um trator completamente autônomo que representa o futuro da agricultura na visão da Kubota. 

A empresa apresentou esse modelo conceitual com inúmeras tecnologias avançadas, como IA e tecnologia que torna a máquina 100% movida a eletricidade, em antecipação à introdução em larga escala da agricultura inteligente, que é continuamente esperada pelos agricultores japoneses.

O X Tractor tem design futurista e operação controlada por inteligência artificial, completamente autônoma. Ela se baseia em varias informações, como dados meteorológicos que ele mesmo capta e taxas de crescimento das culturas e escolhe a operação apropriada para cada situação. Os dados ambientais obtidos pelos tratores em operação podem ser compartilhados automaticamente com outras máquinas no local para realizar uma operação eficiente gerenciada centralmente.

A operação com 100% de energia elétrica é possível pela combinação de baterias de íon de lítio e baterias solares. O projeto previu uma máquina para diversos processos. Ele possui quatro motores de rodas, possibilitando uma condução autônoma estável, mesmo em campos molhados e terrenos irregulares.

A esteira nas quatro rodas muda de forma para manter a altura do trator no nível ideal e garantir um centro de gravidade ideal para cada situação. Para que os processos precisem de alta tração, a área de contato com o solo deve ser aumentada diminuindo a altura do trator para diminuir seu centro de gravidade. Por outro lado, ao operar em culturas mais altas, a folga do solo deve ser ajustada aumentando a altura do trator.

O motor na roda permite alterar arbitrariamente a velocidade de rotação dos quatro esteiras (dianteira, traseira, direita e esquerda) para atingir um pequeno raio de viragem para operação autônoma em vários tipos de terreno. Por enquanto, a Kubota não tem intenção de fabricar o X Tractor em série.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024