Lablab é opção de adubação verde e alimentação animal com plantio ideal de outubro a novembro

Período ideal para implantação das lavouras de adubação verde tem início em outubro

27.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Flávia Romanelli

O início do plantio das sementes de adubação verde de verão está próximo e os produtores já estão se organizando para conseguirem os melhores resultados da prática. Uma das leguminosas indicadas para o período é a lablab, que tem dupla aptidão, pois pode ser utilizada como adubo verde e também forrageira para alimentação animal via pastejo ou cocho.

De acordo com o diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti, como adubo verde, a lablab é indicada para rotação com milho, sorgo e consórcio com plantas perenes, principalmente citros. “Além disso, é um excelente banco de proteínas para animais, mas o consumo excessivo provoca timpanismo no gado”, explica. 

A planta tem boa adaptabilidade pois apresenta tolerância alta à seca e é um excelente fixador de nitrogênio no solo, o que aumenta a fertilidade e a produtividade das culturas consorciadas ou plantadas em rotação. 

O diretor também destaca que a adubação verde diminui a utilização de adubos e defensivos químicos, promovendo uma agricultura de baixo impacto ambiental e à saúde. “A prática pode também ser utilizada por produtores orgânicos certificados.”

 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024