Laboratório Central de Sementes, Mudas e Matrizes da Secretaria de Agricultura de SP recebe pontuação de entidade internacional

Seguindo padrões internacionais de análise desde a década de 1990, LCSM mais uma vez teve a sua eficiência comprovada

04.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

O ano de 2021 começou com uma excelente notícia para o Laboratório Central de Sementes, Mudas e Matrizes (LCSM) do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). A unidade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recebeu os resultados de sua participação no teste de proficiência de 2020, organizado pela International Seed Testing Association (ISTA entidade internacional de referência em ciência e tecnologia de sementes) para os quais obteve ótimo desempenho, com notas altas nas análises de sementes de feijão (Phaseolusvulgaris) e alho-poró (Alliumporrum) para os testes de pureza, identificação de outras espécies, germinação, teste de viabilidade (tetrazólio) e determinação do grau de umidade.

"O programa de proficiência organizado pela ISTA é referência mundial para a avaliação da qualidade dos laboratórios associados de análise de sementes, os quais estão distribuídos por todos os países membros. O objetivo é garantir os padrões na execução das análises dos laboratórios distribuídos por todos os países membros; ou seja, o certificado da ISTA atesta que a qualidade de nossas análises está em conformidade com os padrões internacionais", explica a engenheira agrônoma, Patrícia Ribeiro Cursi, diretora do LCSM, informando que a unidade é membro associado da ISTA desde 1997 (tendo sido o primeiro laboratório do Brasil a integrar essa instituição). "A ISTA foi fundada em 1924, tendo como principal foco desenvolver e publicar procedimentos padrões para condução e avaliação de testes, visando à uniformidade na avaliação da qualidade das sementes em todo o mundo".

Anualmente, a ISTA escolhe espécies representativas de sementes para a realização de rodadas de testes de proficiência. "Analisamos a nossa participação nesse certame como de suma importância, pois os resultados positivos evidenciam que os serviços prestados pelo LCSM estão de acordo com a rígida política da qualidade estabelecida desde a sua criação, em 1952", afirma Patrícia.

Diante das certificações obtidas ‒ do reconhecimento internacional e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do qual é credenciado como laboratório oficial no Registro Nacional de Sementes e Mudas ‒, bem como de outras entidades do setor, do Brasil e do exterior, o LCSM tem mantido a excelência dos serviços prestados aos produtores rurais e às empresas produtoras de sementes, tendo como base um sólido sistema de gestão da qualidade. "Por meio desse sistema de avaliações, é possível assegurar que as atividades técnicas e administrativas tenham o mais alto nível de confiabilidade, segurança, competência e qualidade, garantindo os resultados das atividades de análises físico-fisiológicas e sanitárias das sementes, com adoção de Boas Práticas e procedimentos", ressalta Patrícia.

Principais atividades do LCSM

Entre as principais atividades do Laboratório estão o controle de qualidade das sementes produzidas e comercializadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, nos Núcleos de Produção da CDRS, as quais são submetidas às análises de identidade e qualidade para a garantia do atendimento dos padrões exigidos e publicados pelo MAPA. Além disso, o LCSM tem relevância nacional na fiscalização de sementes importadas, com ponto de ingresso pelo Estado de São Paulo, pois é o único laboratório credenciado para análise de amostras oficiais e emissão do laudo Boletim Oficial de Análise de Sementes, atendendo ao Serviço de Fiscalização de Insumos Agropecuários do Ministério.

Com o objetivo de compartilhar e oferecer serviços de qualidade para todo o País, o LCSM atende empresas de produção de sementes e produtores que tenham interesse em conhecer e avaliar a qualidade das sementes adquiridas para a instalação de seus campos de produção. "Temos mais de 450 espécies em nosso escopo de análise, abrangendo grandes culturas, forrageiras, olerícolas, ornamentais e florestais. Também realizamos serviços de análise para produtores rurais que tenham interesse em verificar a qualidade das sementes adquiridas e para empresas do setor", informa a diretora, destacando que, em média, antes da pandemia, eram realizadas cerca de 1.000 análises mensais. "Com a necessidade de adoção dos protocolos sanitários e de distanciamento exigidos pelo momento, tivemos que ajustar nosso cronograma, o que gerou uma redução no número de atendimentos; mas, com o empenho de toda a equipe, garantimos os serviços essenciais e o atendimento às demandas emergenciais, como é o caso da análise e emissão de laudos para sementes direcionadas à exportação".

Outro trabalho relevante do LCSM é compartilhar o conhecimento gerado e adquirido ao longo da atuação no setor. "Mantemos um cronograma anual de capacitações voltados aos analistas e responsáveis técnicos da área, tanto para laboratórios públicos quanto privados. Por ter caráter presencial, nosso calendário está suspenso por enquanto, mas estamos delineando o conteúdo para cursos futuros a serem ministrados", salienta Patrícia, reforçando que, além dos treinamentos, a unidade atua em parceria com instituições de pesquisa, visando ao desenvolvimento e à contínua melhoria de métodos de análise de sementes no País.

Completando, em 2021, 69 anos de serviços prestados para todo o Brasil, o LCSM não realiza apenas análises. "Realizamos um amplo trabalho de desenvolvimento de tecnologia em análises de sementes, com elaboração e proposição de normas e padrões de análise e sanidade de sementes no Estado de São Paulo", finaliza a diretora.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024