NOTÍCIAS

Laboratório de fertilizantes tem boa avaliação

O Brasil tenta superar sua dependência externa de fertilizantes - Foto: Gabriel Souza Martins

O laboratório de fertilizantes da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) obteve excelente resultado no mais recente ensaio de proficiência organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que avalia instituições do Brasil inteiro.

“Participamos desde 2015 deste teste, são duas ou três avaliações por ano. Começamos com apenas 12 análises, atualmente enviamos 23 determinações”, conta a analista Bianca Braz Mattos, que ressalta a importância da também analista Silmara Bianchi e da técnica Viviane Escaleira na obtenção do resultado.

A relevância do resultado é ainda maior quando lembramos que a Embrapa Solos é a coordenadora da Rede FertBrasil, a rede de pesquisa em fertilizantes da Embrapa.

O laboratório do centro de pesquisa carioca participou das seguintes determinações: Nitrogênio total pelo micrométododa Liga de Raney (%), K2O em fotometria de chama (%), Ca (%), Mg (%), Boro Total (%), Boro Solúvel em Ácido Cítrico (%), P2O5 solúvel em CNA+Água em fertilizantes minerais pelo método gravimétrico, P2O5 solúvel em CNA+Água em fertilizantes minerais pelo método colorimétrico, Cobalto Total (%), Ferro total (%), Manganês total (%), Molibdênio Total (%), Cádmio total em fertilizantes minerais, Cromo total em fertilizantes minerais, Chumbo total em fertilizantes minerais, Material Passante em 2 mm, Material Passante em 0,84 mm, Material Passante em 0,3 mm,Cádmio total em fertilizantes organominerais, Cromo total em fertilizantes organominerais, Chumbo total em fertilizantes organominerais, CTC e pH.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura