​Laboratórios de Análises de Sementes da DuPont Pioneer completam 40 anos de Credenciamento no MAPA

O primeiro laboratório iniciou seus trabalhos na década de 70, em Santa Cruz do Sul/RS, na então Proagro-Pioneer S.A

20.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Dupont Pioneer

O ano de 2017 é especial para a DuPont Pioneer por estar completando 45 anos de presença no Brasil. Também é um marco importante para o negócio pois os seus Laboratórios de Análises de Sementes estão completando 40 anos desde o primeiro Credenciamento no MAPA.

O primeiro laboratório iniciou seus trabalhos na década de 70, em Santa Cruz do Sul/RS, na então Proagro-Pioneer S.A. À medida que a empresa se firmava no mercado de sementes, crescia junto a necessidade de um laboratório próprio para agilizar as análises e auxiliar no beneficiamento das sementes. No início, as instalações eram pequenas, mas logo se viu a necessidade de expansão e a criação de uma câmara de germinação. Nesta época, foi obtido o primeiro Credenciamento junto ao MAPA. O laboratório analisava sementes de forrageiras de clima tropical, subtropical e temperado, bem como, sementes híbridas de milho e sorgo.

No início da década de 80, o laboratório passou a analisar somente sementes de milho e sorgo, uma vez que a produção de forrageiras foi descontinuada pela empresa. Em 1985, com o intuito de melhor avaliar o vigor das sementes de milho, introduziu-se a metodologia para Cold Test, desenvolvida e aperfeiçoada pela DuPont Pioneer. Seguindo a linha de padronização de testes e metodologia, em 1997, o laboratório implementou e recebeu a Certificação ISO 9002, pioneira no Brasil nesta qualificação.

Segundo Giovane Heinen, Diretor de Produção da DuPont Pioneer Brasil, buscando atender o crescimento da produção de milho e soja no Centro Oeste do Brasil, bem como o incremento no mercado de Safrinha, em 2002 o laboratório foi transferido para a unidade de produção da DuPont Pioneer em Itumbiara/GO. Anos mais tarde, a empresa inaugurou outro Laboratório de Análise de Sementes, desta vez em Brasília/DF, que inicialmente atendia somente as demandas de soja.

Em 2006, na unidade de Itumbiara, instalou-se um laboratório de testes ELISA para suportar o lançamento de novos produtos e tecnologias, principalmente, com relação aos organismos geneticamente modificados (OGMs). Esse feito permitiu que a empresa tivesse um maior aporte nas questões ligadas às liberações comerciais de lotes/híbridos OGMs ou não.

“Passados 40 anos, desde o primeiro credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, os Laboratórios de Análises de Sementes da DuPont Pioneer estão preparados para atender as demandas de milho e soja, e vêm, continuamente, buscando a excelência em suas atividades, sempre focando na qualidade de seus processos. E, seguindo sua trajetória de desenvolvimento e aperfeiçoamento, se preparam para assumir posições cada vez mais importantes, complementa Giovane.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024