Lançamento da Adama, inseticida Voraz combate as lagartas do sistema agrícola

O produto chega aos agricultores das culturas de soja, trigo e milho da região Sul após cinco anos de pesquisa e desenvolvimento

04.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
William Gimenes

Os agricultores de soja, trigo e milho da região Sul do Brasil contam com um novo aliado para combater as principais lagartas destas culturas: o inseticida Voraz, lançamento da Adama (leia-se Adamá). O produto, que combina dois modos de ação, combate as lagartas de difícil controle que se propagaram pelo Brasil. Devido a algumas técnicas agrícolas como a sucessão de culturas, muitas delas se adaptaram e passaram a ameaçar todo o sistema de produção agrícola, necessitando de uma solução nova e eficaz.

Segundo Germison Vital Tomquelski, engenheiro agrônomo, doutor e pesquisador de pragas e plantas daninhas da Fundação Chapadão, instituição de pesquisa e experimentação do Mato Grosso do Sul, o lançamento da Adama promoverá o controle de diversas pragas importantes em soja e milho, além do trigo. “Nos trabalhos desenvolvidos pela Fundação, observamos o controle satisfatório em Falsa-medideira, Helicoverpa Armigera e também no complexo de lagartas do gênero Spodoptera. Neste último caso, com o aumento no plantio da soja Bt, Voraz será um grande parceiro no controle de lagartas deste gênero. É uma ferramenta prática e eficiente para o manejo integrado de pragas”, explica Tomquelski.

Já de acordo com Pedro Singer, gerente de Portfólio da Adama, Voraz poderá simplificar o dia a dia do agricultor da região Sul. “O produto possui uma formulação inovadora que confere um forte efeito de choque e residual prolongado. Isso significa mais simplicidade e eficiência das tecnologias disponíveis, proporcionando economia com combustível e aplicação de defensivos e ganhos com produtividade e otimização de tempo”, explica Singer.

Lagartas trazem prejuízo financeiro e produtivo às lavouras

Segundo a Crop Life Latin América, as lagartas são consideradas um dos maiores problemas da agricultura brasileira, em relação à dificuldade e aos custos de controle, levando toda a cadeia produtiva do agronegócio a investir US$ 7,5 bilhões por ano com defensivos agrícolas e desenvolvimento de sementes só para combater esse tipo de praga no campo. “Essa situação tem levado os agricultores a buscarem soluções tecnológicas e insumos cada vez mais eficazes. É neste cenário que a Adama traz aos produtores soja, trigo e milho da região Sul o inseticida Voraz”, diz Pedro Singer.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024