Lançamento da Colheita do Arroz ocorre na 93° Expofeira de Pelotas (RS)

Nova cultivar de arroz irrigado, em processo de registro e proteção intelectual, é uma das novidades para o evento

11.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps com colaboração de Thais Boa Nova/Embrapa

A Federarroz juntamente com a Embrapa e o Irga lançam nesta sexta-feira, 11 de outubro, dentro da programação da 93ª Expofeira de Pelotas, o evento Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2019/2020, que será realizado em Pelotas, em fevereiro do próximo ano. A cerimônia ocorre às 15hs, no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas (ARP), no Parque Idelfonso Simões Lopes. A empresa de pesquisa agropecuária participa também do programa da Expofeira com ações no Pavilhão da Agricultura Familiar, reunião do Fórum da Agricultura Familiar e realização de seminários envolvendo temas como orizicultura, integração lavoura-pecuária e produção de soja.

O lançamento da 30° Abertura Oficial da Colheita do Arroz (AOCA) é destaque na programação da Embrapa na Expofeira.  A AOCA é um evento que busca integrar toda a cadeia produtiva do arroz com o objetivo de mostrar no campo os avanços do setor orizícola nacional. O evento novamente será realizado nas dependências da Estação Experimental Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado, entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2020.  A sustentabilidade (ambiental, econômica e social) será ênfase no evento, que apresentará como principal pauta o tema Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, intensificação para a sustentabilidade.  

A Embrapa e parceiros já estão comercializando espaços no evento e diversos produtos oriundos de trabalhos de pesquisa estão sendo preparados para lançamento à cadeia produtiva, como cultivares e aplicativos. Uma nova cultivar de arroz irrigado, em processo de registro e proteção intelectual, denominada BRS A705 é uma das novidades para a AOCA. Outro destaque em processo de finalização é o aplicativo para dispositivos móveis PlanejArroz: a decisão na palma da sua mão.

Reunião do Fórum da agricultura Familiar

A reunião mensal do fórum foi realizada, excepcionalmente, nesta quinta-feira, 10 de outubro, ao aproveitar a realização do 3º Seminário Regional de Cooperativismo: Desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Estadual na Zona Sul do RS. Devido as pautas debatidas pelo Fórum, a participação no seminário foi validada como a reunião do mês de outubro de 2019. Fizeram parte da programação os temas Evolução do PNAE do Município de Pelotas e Desafios para Aprimoramento das Compras Públicas.
Pavilhão da Agricultura Familiar

Durante a 93ª Expofeira o público visitante tem a oportunidade de acesso aos produtos da Agricultura Familiar, oriundos de mais de 40 produtores orgânicos, de agroindústrias e do artesanato rural. No espaço, a Embrapa divulgou seus trabalhos realizados sobre planejamento forrageiro, os livros Morangueiro e 500 Perguntas e 500 Respostas: pêssego, nectarina e ameixa. Além de apresentar cultivares de batata-doce, milho farináceo branco BRS 015, cultivares de cana-de-açúcar recomendadas para o RS e as cultivares de arroz BRS Pampeira, BRS 358, BRS Pampa CL, BRS A701 CL para diferentes segmentos de produção de mercado. O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma organização da Embrapa, Emater/RS-Ascar, Associações de Produtores e Secretaria de Desenvolvimento Rural do município.

Outras ações da Embrapa na 93°Expofeira

Na quinta-feira (10/10) a Unidade participou do lançamento 3ª Festa Municipal do Morango e a 6ª Quinzena do Pêssego.  A 3ª Festa Municipal do Morango será realizada entre os dias 9 e 10 de novembro, na Comunidade Redentor, Estrada da Gama, Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas.  E a 6ª Quinzena do Pêssego ocorrerá de 23 de novembro a 7 de dezembro em diversos pontos da cidade, com objetivo de estimular o consumo de pêssego pela população. Além da comercialização do pêssego com preços atrativos, restaurantes também incluem a fruta em seu cardápio. 

Seminários marcam a agenda da Embrapa no evento

Na segunda-feira (07/10), a Embrapa participou como organizadora, em parceira com o IRGA, AEAPEL, Emater/RS e Faem/UFPel, do 9° Seminário Integração Lavoura-Pecuária. O objetivo do evento foi apresentar os principais aspectos de manejo sustentável da interface solo-planta-animal em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). O evento contou com a participação de 120 pessoas entre produtores, estudantes das ciências Agrárias e técnicos.

 A Embrapa participou da organização do evento convidando a palestrar Felipe Carmona, da empresa Integrar Gestão e Inovação Agropecuária, o qual apresentou tecnologias de manejo sustentável da pecuária e dos solos, em sistemas integrados; e João Arlindo Thomazzi, produtor rural de Piratini, que faz parte do Programa Juntos para Competir (Sebrae-Senar-Farsul), para apresentar resultados da aplicação de tecnologias de manejo da pastagem e dos solos impactando a cultura da soja em sucessão.

De acordo com o pesquisador Jamir Silva, o ponto alto do debate foi sobre a necessidade de implementação de plantio direto nos solos das terras baixas e o ajuste de manejo de uma pecuária sustentável em cada propriedade.

Outros seminários com o apoio da Embrapa ocorreram na 93ª Expofeira de Pelotas, o Seminário do Arroz Irrigado ocorreu na quarta-feira (09/10), na Casa da Amizade. E na terça-feira (08/10), foi realizado o Seminário Soja em Rotação.

Ainda na terça-feira (08/10), a Embrapa apresentou temas inovadores no seminário Oportunidades para Inovação na Agricultura Regional. A atividade fez parte do AGROIDEAIS - Soluções para o Rural, evento que debateu soluções tecnológicas voltadas para a agropecuária gaúcha, criado entre a iniciativa privada e pública com instituições de ensino e pesquisa para conectar soluções voltadas ao setor. No evento, temas como Cuidados, riscos e oportunidades com a inovação, lúpulo, nogueira pecã, butiá fizeram parte das falas apresentadas pelos pesquisadores da Unidade.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024