Lançamento do livro Microbiologia do Solo

O lançamento ​aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 22/12, na Diretoria da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ)

23.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Caio Nogueira

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 22/12, na Diretoria da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), o lançamento da segunda edição do livro “Microbiologia do Solo”, editado por Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso e Fernando Dini Andreote, docentes do Departamento de Ciência do Solo (LSO).

O livro trata da vida no solo e faz uma interface entre suas características e o funcionamento das plantas, dando base à melhor utilização dos componentes da Biologia do Solo para a busca de uma agricultura mais produtiva e sustentável. O intuito do livro é fornecer informações importantes sobre a vida no solo, direcionado aos estudantes e pesquisadores das áreas biológicas e agronômicas e disseminação destes conceitos nos diversos componentes do setor produtivo agrícola.

Muito popular entre os alunos, a segunda edição do livro é uma atualização da primeira edição produzida há 25 anos. Uma das razões para sua reedição foi a constante procura de graduandos querendo obtê-lo para a complementação de seus estudos. Todos os assuntos tratados na primeira edição constam nessa segunda e, ainda, foram incluídos novos tópicos, tornando-o mais moderno e de acordo com o atual nível dos conhecimentos. Ao final de cada capítulo foi incluído um estudo de caso, que tem como proposta resumir o assunto e convidar o leitor a um exercício intelectual no emprego dos conhecimentos recém-adquiridos.

O diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, destacou a importância da postura diligente do Departamento de Solos em conseguir apresentar a versão atualizada de uma publicação que já existia. “Essa versão mais moderna passa a ser de grande importância para nossos alunos e alunos de fora da ESALQ. Quero parabenizar a equipe por todo esse protagonismo. Isso, definitivamente, nos coloca à frente de uma nova proposta para que esta iniciativa seja utilizada, inclusive, como texto em outras situações”, disse Nussio.

Para Elke, o lançamento da segunda edição do livro, totalmente reescrito, renovado e com mais capítulos, foi de muita honra, por ser um trabalho voltado aos alunos. “Tive a vida toda dedicada aos estudantes, fico muito feliz em fornecer, mais uma vez, um livro para o preparo de estudos, facilidade de aprendizado dos alunos e que teve muita procura deles. Pensando neles é que, dessa vez, fizemos uma edição como e-book, de tal forma que esse livro seja acessível a qualquer pessoa, isso é uma grande satisfação para nós”, finalizou Elke.

Segundo o professor Fernando, o Departamento carecia de um livro para a graduação, e a ideia de atualizar essa obra que nasceu na ESALQ e que teve grande procura, foi atendida. “Essa versão mais atualizada, que fizemos juntos dos estudantes de pós-graduação, servirá para o ensino de graduação. O livro atingirá um público maior do que imaginamos, não apenas para estudantes, mas para pessoas do setor produtivo, que carecem de informação a respeito de Microbiologia do Solo”, disse Andreote.

A segunda edição do livro é composta por 225 páginas, divididas em 14 capítulos, e prefaciado pelo professor emérito da ESALQ, João Lucio de Azevedo.

Para baixar o livro, clique AQUI.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024