NOTÍCIAS

LANXESS assina contrato para adquirir Emerald Kalama Chemical

  • 15/02/2021 |
  • Aline de Paula Martins Araújo

A LANXESS, empresa de especialidades químicas, está acelerando sua jornada de crescimento e assinou um acordo vinculativo para adquirir 100% das ações da Emerald Kalama Chemical, em 14 de fevereiro de 2021. A empresa, com sede nos Estados Unidos, é líder mundial na fabricação de especialidades químicas, especialmente para o segmento de consumo, e é de propriedade majoritária de afiliadas "private equity" da americana American Securities LLC.

O valor empresarial da Emerald Kalama Chemical chega a cerca de USD 1,075 bilhão de dólares. Após dedução de itens semelhantes a dívidas, o preço de compra será cerca de USD 1,04 bilhão (aproximadamente EUR 867 milhões*), qual a LANXESS financiará com a liquidez existente. A transação deverá ser concluída no segundo semestre de 2021 e ainda está sujeita à aprovação das autoridades antitruste competentes.

Em 2020, Emerald Kalama Chemical alcançou vendas equivalentes a USD 425 milhões e EBITDA pré-excepcionais de aproximadamente USD 90 milhões. Em cerca de três anos, após a conclusão da transação, a LANXESS espera uma contribuição adicional no EBITDA anual de cerca de USD 30 milhões (aproximadamente EUR 25 milhões*) pela sinergia. A aquisição já terá lucro por ação acumulativo no primeiro ano fiscal, após sua conclusão.

"Estamos ganhando mais impulso em nosso caminho do crescimento. Os negócios da Emerald Kalama Chemical são ideais para nós. Fortaleceremos ainda mais nosso segmento de Proteção ao Consumidor e abriremos novas áreas de aplicação com fortes margens, por exemplo, na indústria de alimentos e no setor de saúde animal. Além disso, também ampliaremos nossa presença na América do Norte. Tudo isso nos tornará ainda mais lucrativos e estáveis", disse Matthias Zachert, Presidente do Conselho de Administração da LANXESS AG.

A Emerald Kalama Chemical emprega aproximadamente 500 funcionários em todo o mundo e opera unidades de produção em Kalama, Washington (EUA), Rotterdam (Holanda) e Widnes (Grã-Bretanha). A Emerald Kalama Chemical gera cerca de 45% de seu faturamento na América do Norte. "Emerald Kalama Chemical tem uma configuração muito eficiente, agrupando todas as suas atividades de produção em apenas três locais. É por isso que esperamos integrar o novo negócio muito rapidamente", disse Zachert.

Expansão do portfólio

A Emerald Kalama Chemical gera cerca de 75% de seu faturamento com especialidades para o segmento de consumo. Isso inclui: conservantes para alimentos, aplicações domésticas e cosméticas, sabores e fragrâncias, bem como produtos para nutrição animal. Os 25% restantes das vendas vêm do negócio de especialidades químicas para aplicações industriais, incluindo as indústrias de plásticos e adesivos.

Com a aquisição, a LANXESS está buscando uma expansão direcionada de seu portfólio: A empresa tem uma forte posição nos negócios globais de ingredientes ativos antimicrobianos e conservantes, incluindo produtos de proteção ao consumidor e saúde animal. Exemplos são desinfetantes eficazes contra o Coronavírus ou a febre suína africana.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura