Lavouras de café tem mapeamento validado na Bahia

Serão visitadas aproximadamente 70 propriedades na região do Planalto, que engloba as microrregiões da Chapada Diamantina, de Vitória da Conquista e de Brejões

06.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo na Bahia esta semana para concluir a validação do mapeamento das lavouras de café no estado. Serão visitadas aproximadamente 70 propriedades na região do Planalto, que engloba as microrregiões da Chapada Diamantina, de Vitória da Conquista e de Brejões. Estas são regiões produtoras exclusivamente de café arábica.

A validação mede o grau de precisão do mapeamento das lavouras de café, sendo esta uma etapa obrigatória a ser cumprida para que os dados de área levantados por meio da técnica de mapeamento com o uso de imagens de satélite possam ser oficialmente adotados pela Companhia.

De acordo com o 3° Levantamento de Safra de Café, divulgado pela Conab em setembro, a Bahia está entre os quatro principais estados produtores de café do país, com volume estimado de 2,8 milhões de sacas de café beneficiado.

Para o café conilon, cultivado no litoral baiano, estima-se produção de 1,6 milhão de sacas e vem ocupando posição de destaque na cafeicultura do estado a cada ano. Os outros 1,2 milhão de sacas beneficiadas correspondem à espécie arábica, cujo cultivo está localizado nas regiões do cerrado e do planalto.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024