Legislação para edição de genoma é tema de Congresso Brasileiro de Soja

​Em janeiro de 2018, o Brasil regulamentou o uso de técnicas de edição de genomas, por meio da Resolução Normativa Nº 16, de 15 de janeiro de 2018

08.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Lebna Landgraf​​

Em janeiro de 2018, o Brasil regulamentou o uso de técnicas de edição de genomas, por meio da Resolução Normativa Nº 16, de 15 de janeiro de 2018. Os aspectos legais e o uso da biotecnologia na agricultura brasileira farão parte de painel a ser debatido durante o VIII Congresso Brasileiro de Soja, que será realizado de 11 a 14 de junho, pela Embrapa Soja, no Centro de Convenções de Goiânia. 

De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, e membro do Comitê Técnico Nacional de Biossegurança (CTNBio), foram regulamentadas, em janeiro de 2018, as Técnicas Inovadoras de Melhoramento de Precisão (TIMP), do inglês Precision Breeding Innovation (PBI). Os produtos desenvolvidos com estas técnicas não carregarem transgenes, por isso, não serão considerados Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). 

No caso da tecnologia Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats (CRISPR), por exemplo, além da precisão genética, a técnica permite reforçar ou inibir determinada característica de um organismo sem a necessidade de incluir genes de outras espécies.  “Em decorrência de não carregarem transgenes, em países importantes como EUA, Canadá, Argentina e Chile, esses produtos não são considerados Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)”, explica Nepomuceno. O Brasil também está adotando este mesmo entendimento. “Isso permitirá que empresas públicas e privadas nacionais possam voltar a participar do processo de desenvolvimento de variedades com alto valor tecnológico baseado em genômica de precisão”, afirma Nepomuceno.

Biotecnologia – A partir de 1990, o uso da engenharia genética vem provocando uma revolução nas técnicas utilizadas para melhorar a qualidade de plantas e dos animais e também ampliar o enfoque para as questões regulatórias, sociais, econômicas e políticas envolvidas na adoção da biotecnologia. 

A tecnologia CRISPR é considerada uma das mais promissoras para a edição de genomas, por sua eficiência, precisão, baixos custos e facilidade de utilização. Matthew Begemann, diretor associado de tecnologias moleculares na Benson Hill Biosystems irá abordar algumas das técnicas atuais e seu impacto para a produção agrícola, durante painel sobre o tema no CBSoja. O pesquisador da multinacional Pioneer, John Woodward, irá participar do mesmo painel ministrando a palestra Biotecnologia nos próximos anos, o que esperar na agricultura? "A edição de genomas é um avanço revolucionário para melhorar o processo tradicional de desenvolvimento de plantas, aumentando a agilidade, a precisão, e a eficiência na ampliação da variabilidade genética", afirma Nepomuceno.

Serviço VIII Congresso Brasileiro de Soja – CBSoja 2018 

Local: Centro de Convenções de Goiânia – Goiânia (GO) 

Data: 11 a 14 de junho de 2018 

Informações e inscrições: www.cbsoja.com.br  


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024