Levantamento da Emater/RS-Ascar indica que RS terá maior safra de soja da história

Em café da manhã oferecido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Fenasoja, na manhã desta sexta-feira, no parque Alfredo Leandro Carlson, antes da abertura oficial da 21ª Fenasoja, em Santa Rosa, o presidente da Emater/RS, Clai

29.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Mateus de Oliveira

O destaque positivo fica com a cultura da soja, a atração principal da feira, com uma produção de 16,34 milhões de toneladas, que deverá ser a maior da história.

O levantamento, realizado em 328 municípios e que corresponde a 80% da área cultivada, indica que o aumento na área plantada foi de 3,92% fazendo com que o Estado alcançasse 5,470 milhões de hectares plantados. A produtividade média estimada atualmente é de 2.988 kg/ha e a cultura está com 85% de área colhida. “Este número, se confirmado, colocará a atual safra de soja como a maior até hoje obtida no Estado, superando inclusive a do ano passado, quando foram obtidas 15,7 milhões de toneladas, segundo o IBGE”, salienta Kuhn.

A redução na área do milho, que já era esperada pela opção dos agricultores pela soja devido aos custos de produção e ao valor do produto, ficou em 12,94%. “Entre as culturas analisadas, o milho foi que apresentou a maior variação em relação à safra anterior. Apesar da irregularidade climática ocorrida, a produtividade desta safra (6.264 kg/ha), se confirmada já que a cultura está com 90% colhida, será apenas 3,99% menor que a do ano passado, a maior até hoje alcançada no RS”, comenta Clair. Fortemente impactada pela expressiva redução na área e por problemas climáticos no fim do ciclo, a produção recua 16,40%, podendo se esperar uma produção de 4,7 milhões de toneladas.

No arroz, o levantamento confirmou a diminuição da área cultivada em relação à safra passada, que deverá ser ao redor de 5,62%, projetando um total de 1,064 milhão de ha. “A produção também deverá ser menor que a do ano passado em 9,98%, por conta da diminuição na produtividade de 5,14%, resultado provocado principalmente pelo excesso de chuva na implantação das lavouras e também na colheita, ficando em um total de 7,813 milhões de toneladas”, informa o presidente. A pesquisa levou em conta dados obtidos em 90 municípios (80% da área cultivada). A cultura está com 70% da área colhida.

A produtividade do feijão, se confirmada (1.602 kg/ha), será uma das maiores até hoje alcançada, possibilitando que a produção aumente em 10,16% em relação ao ano passado, apesar da diminuição de área (2,94% menor que a anterior), chegando a 66,9 mil toneladas este ano. Apesar de problemas pontuais em decorrência do clima, regiões produtoras importantes, como as Regionais de Caxias e Erechim, compensaram positivamente com produtividades médias próximas de 2 mil kg/ha.

Segundo o presidente da Emater/RS, deve-se salientar que, apesar dessa excelente produção (28.934.655 toneladas de grãos), foram registrados casos pontuais e localizados, dependendo da região produtora, de perdas em decorrência de problemas climáticos, tais como geadas tardias e chuvas intensas, entre outros. Os números apresentados ainda não são definitivos e sofrerão alterações, apesar do alto percentual de área colhida, mas que não deverão ser significativas, mantendo a expectativa de uma boa safra. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 23 de abril de 2016.

Também participaram da solenidade o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, o presidente da Fenasoja, Gerson Lauermann, os gerentes regionais da Emater/RS-Ascar, Flávio Fagonde e José Vanderlei Waschburger e representante da Conab, que apresentou os dados relativos à colheita de grãos em todo o País relativos ao mês de abril, assim como outras autoridades.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024