NOTÍCIAS

LIDE Agronegócios discute ESG e imagem do Brasil no cenário internacional

A 10ª edição do Fórum LIDE Agronegócios, evento que reúne líderes empresariais, pesquisadores, investidores e autoridades públicas para debater soluções para o desenvolvimento nacional do setor, acontecerá em formato on-line amanhã, 23 de setembro, das 8h30 às 12h20, e trará temas como a imagem do Brasil no cenário global, inovações tecnológicas e sustentáveis com foco em ESG e a evolução da agricultura sustentável no País. O evento, promovido pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), será transmitido ao vivo pelo site www.lideglobal.com/forum e contará com a presença e participação de importantes autoridades ligadas ao setor agropecuário.

A presidente do LIDE Agronegócios e curadora do Fórum, Mônika Bergamaschi, explica que a 10ª edição do evento foi pensada com os olhos no futuro. “São incontáveis as oportunidades e os desafios que têm sido impostos ao agro brasileiro por mercados cada vez mais exigentes, organizados e vigilantes. Fazer com que esse setor ganhe competitividade é um desafio que está nas mãos de diversos atores, nas esferas pública e privada. Para serem efetivos, tanto os discursos quanto as ações têm de ser oportunos, além de alicerçados em ciência. Na agenda, a segurança alimentar e do alimento, com a adoção de rígidos protocolos sanitários, rastreabilidade, descarbonização da agricultura, proteção de biomas sensíveis, bioeconomia e sustentabilidade, em conexão com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Estes e outros temas serão tratados por expoentes especialistas no 10º Fórum LIDE Agronegócios”, enumera.

Programação

A abertura, que terá início às 8h30, contará com a presença de André Corrêa do Lago, embaixador do Brasil na Índia; Itamar Borges, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Mônika Bergamaschi, presidente do LIDE Agronegócios e curadora do Fórum; Célia Pompeia, vice-presidente executiva do Grupo Doria e membro do Comitê LIDE; e Luiz Fernando Furlan, Chairman do LIDE.

Em seguida, haverá o Painel I com o tema A imagem do Brasil no cenário global e apresentações de Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa (2015-2016); e Marcos Jank, professor-sênior de Agronegócio Global do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa); com moderação de Mônika Bergamaschi e Luiz Fernando Furlan.

O Painel II abordará as Inovações Tecnológicas e Sustentáveis, com as participações de Caio Penido, vice-presidente da GTPS Pecuária Sustentável, acionista e membro do Conselho do Grupo Roncador; Daniel Vargas, professor da FGV/EESP e diretor de Pesquisa do FGV Agro; e Maurício Lopes, pesquisador da Embrapa Agroenergia; com moderação de Mônika Bergamaschi e Roberto Rodrigues, embaixador da FAO para o Cooperativismo e ex-ministro da Agricultura (2003 a 2006).

O terceiro painel, A Evolução da Agricultura Sustentável no Brasil, terá a participação de Alysson Paolinelli, presidente-executivo da Abramilho e ex-ministro da Agricultura (1975 a 1977); Bruno Barcelos Lucchi, diretor-técnico da CNA; Ivan Wedekin, coordenador-técnico da Rede Paolinelli e ex-secretário de Política Agrícola do Mapa (2003 a 2006), Roberto Rodrigues, e moderação de Mônika Bergamaschi e Luiz Fernando Furlan.

Homenagem à Alysson Paolinelli

Alysson Paolinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021, será homenageado durante a 10ª edição do Fórum LIDE Agronegócios. Paolinelli foi um dos responsáveis pela chamada Revolução Verde, que fez do Brasil um dos maiores produtores mundiais de alimentos, modernizou a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), promoveu a ocupação econômica do Cerrado brasileiro, reestruturou o crédito agrícola e reequacionou a ocupação do bioma amazônico, entre outras ações.

Para Mônika Bergamaschi, a oportunidade de homenagear o engenheiro-agrônomo é ímpar, pois a vida dedicada ao setor e o conjunto de sua obra o credenciam como merecedor dessa láurea. “Paolinelli segue iluminando os caminhos para que o Brasil siga contribuindo, com sustentabilidade, para a segurança alimentar mundial”, enfatiza.

Serviço

10º Fórum LIDE Agronegócios

Data: 23 de setembro

Horário: das 8h30 às 12h20

Transmissão: pelo site www.lideglobal.com/forum

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura