​Lideranças do Feijão tomam importantes decisões em Brasília

Principais representantes se reuniram na tarde desta terça-feira para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva

06.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carolina Gomes

Aconteceu na tarde desta terça-feira (4), uma importante reunião entre os representantes do Feijão no Brasil. O presidente do Instituto Brasileiro do Feijão & Pulses (Ibrafe), Marcelo Eduardo Lüders se reuniu com 63 produtores dos estados de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Bahia e Distrito Federal para tomar imprescindíveis decisões para fortalecimento da cadeia produtiva. O encontro aconteceu no auditório do Ministério da Agricultura, em Brasília.

Entre os vereditos acordados pelo grupo, um dos mais importantes é que o Ibrafe passa a divulgar para todo o mercado as cotações coletadas junto a produtores, corretores, cerealistas e empacotadores. O Preço Nacional do Feijão (PNF) será efetivamente adotado como referência nacional do setor.

“Concluiu-se que as fontes de informações de mercado atuais, arcaicas, viciadas e sem credibilidade existem pela ausência, até recentemente, de informações críveis. Nosso trabalho e responsabilidade é mudar esse cenário por meio de cotações confiáveis e abrangentes, como o PNF”, afirmou o presidente do Ibrafe.

Dentro da página do Feijão, no site Notícias Agrícolas, serão divulgados ainda, automaticamente, os preços praticados à medida que as cotações sejam coletadas pelo Ibrafe. As instituições públicas também receberão informações do Preço Nacional do Feijão através do Ibrafe, para que sejam divulgadas em detrimento de outras, até então adotadas.

“Espero que afinal tenhamos uma referência melhor de mercado e uma formação de preço mais confiável e transparente para que possamos nos sentir seguros e para que o mercado possa fluir melhor. Apoio essa iniciativa e estarei unido a essa luta por melhorias”, declarou o produtor de Unaí (MG), Regis Wilson, que esteve presente no encontro em Brasília.

Outra determinação do encontro foi que o Ibrafe solicite orçamentos para um amplo diagnóstico do setor. Este estudo norteará encaminhamentos, que se concluam necessários, para identificação e solução dos mais diversos gargalos que dificultam a evolução da cadeia produtiva. Também é responsabilidade do Ibrafe facilitar o diálogo entre produtores, corretores, empacotadores e cerealistas.

Conselho Nacional do Feijão

Na parte da manhã, representantes do Ibrafe se reuniram com a presidência da Câmara Setorial. O Instituto empenhou apoio ao Conselho Nacional do Feijão. Este conselho visa fortalecer a representação institucional do setor, bem como auxiliar na mobilização nacional em prol dos feijões e pulses que ganham a cada dia maior protagonismo no agronegócio nacional e mundial.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024