Linha BH HiTech da Valtra chega na Expointer 2018 com transmissão automática e cinco modelos

Lançamento entrega robustez e tecnologia de forma acessível ao produtor rural

20.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Júlia Boarini

A Valtra apresenta ao público da Expointer 2018 a nova linha de tratores BH HiTech, com cinco modelos de 145 cv a 195 cv, e com transmissão automática PowerShift.  “Os modelos BH HiTech oferecem tecnologia na medida certa ao produtor rural, de maneira simples, acessível e com a mesma robustez que faz da Linha BH líder no segmento”, afirma Winston Quintas, supervisor de marketing de tratores da Valtra.

Na feira agrícola, que acontece entre 25 de agosto e 2 de setembro em Esteio (RS), estará exposto o modelo BH194 HiTech da nova linha na cor dourada, edição especial de lançamento, que leva toda a tecnologia de uma transmissão automática para os tratores. Na inovadora Linha BH HiTech, a grande novidade é a transmissão HiTech3 (HiTech “three”) PowerShift com troca automática dentro dos grupos, com 18 velocidades para frente e 18 para trás. Ela vem somar à quarta geração da Linha BH, lançada em 2017 e que hoje conta com sete opções de motorização.

A transmissão Powershift pode ser operada manualmente com trocas de velocidade por botões ou por um dos dois modos de programação automáticas, que alteram a velocidade automaticamente conforme a rotação predefinida. “Com a transmissão HiTech3, o operador pode fazer a troca de marcha de maneira mais simples, com o simples toque em um botão, sendo um diferencial em operações que exigem mudanças de marcha”, completa Quintas.

Outra novidade é o reversor eletro-hidráulico Power Shuttle, que permite que as direções de condução sejam alteradas usando uma alavanca, sem necessidade de acionamento da embreagem. A transição é feita sempre de forma suave, rápida e com proteção, permitindo que o sentido da máquina seja revertido somente em velocidade abaixo de 2 km/h.

A Linha BH HiTech é composta pelos modelos BH144 HiTech (145 cv), BH154 HiTech (159 cv) e BH184 HiTech (180 cv) com motores de 4 cilindros e os modelos BH174 HiTech (179 cv) e BH194 HiTech (195 cv) com motores de 6 cilindros.

Os modelos da Linha contam ainda com o recurso do N Auto que desacopla o PowerShift todas as vezes que o pedal do freio é acionado, ou caso a rotação do motor fique menor que 1.020 rpm, acoplando novamente acima de 1.020 rpm ou que o operador tire o pé do freio.

Família A4

A Valtra também lançará na Expointer 2018, ao público do Rio Grande do Sul, cinco novos modelos da família A Geração 4: três para a Série A4s, novidade da marca, e mais dois que se somam à Série A4, apresentada no ano passado. Os modelos da Série A4s variam entre 75 cv e 95 cv, e possuem chassi compacto, ideal para pequenas e médias propriedades ou operações que demandam potências menores. Já os modelos A94 e A104, da Série A4, são indicados para a média potência, oferecendo 95 cv e 105 cv, respectivamente.

Disponíveis nas versões cabinado e plataformado, os tratores da Família possuem resistente transmissão mecânica 12+12 ou 24+24 com o Super Redutor com o melhor escalonamento de marchas, conforme modelo, e reversor eletro-hidráulico PowerShuttle, o que proporciona ganhos de agilidade durante as manobras, além de ajuste de arrancada conforme o tipo de operação.

“A Família A4 agora possui 11 tratores diferentes, oferecendo opções plataformada ou cabinada, transmissão mecânica ou automática, com potências, dimensões e vazões variadas. Com todo esse portfólio, a Valtra traz versatilidade, eficiência, robustez e tecnologia para cada tipo de propriedade”, diz Quintas.

A Família A4 oferece o sistema HiShift, que permite ao operador a troca de marcha pelo simples acionamento de um botão na alavanca de câmbio, sem a necessidade de usar o pedal da embreagem, proporcionando maior suavidade no acoplamento e facilidade na operação. Outra novidade que traz maior versatilidade às máquinas é o redutor Super Creeper, que possibilita operações em velocidade mínima de 0,15 km/h.

A melhor ergonomia da classe, aliada a um baixo nível de ruído (75 dB), garante que a Família A4 ofereça uma experiência confortável em quaisquer situações. A estrutura da cabine é estreita na parte da frente para facilitar a direção em áreas de galpões e visibilidade nas operações. Como opcionais, o produtor pode optar por duas vazões hidráulica, 57 ou 98 l/min, além de várias opções de configuração das válvulas de controle remoto. A Série A4 foi eleita Máquina do Ano por comissão de jornalistas independentes no Sima Show 2017, feira agrícola realizada em Paris (França) e apontada como a maior do mundo.

Além do diferencial com a transmissão automática HiTech4, os modelos A4 HiTech estão preparados para receber as facilidades do Fuse Technologies, como o piloto-automático Auto-Guide 3000 e controle de telemetria por meio do AgCommand.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024