Livro apresenta resultados da cooperação entre Brasil e Eslovênia em controle biológico de percevejos-praga

O livro apresenta uma análise sobre os percevejos da família Pentatomidae

06.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz

Os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Miguel Borges, e do Instituto Nacional de Biologia da Eslovênia, Andrej Čolk, são os autores do livro Stinkbugs: Biorational Control Based on Communication Processes (Percevejos: Controle Biorracional Baseado em Processos de Comunicação), publicado pela CRC Press, editora do grupo inglês Taylor & Francis. O livro apresenta uma análise geral sobre os percevejos da família Pentatomidae, que engloba as espécies mais nocivas a várias culturas agrícolas, como soja e milho, entre outras, incluindo aspectos da sua biologia, história evolutiva e ecologia nutricional. Mas, o objetivo principal da obra é mostrar os resultados obtidos pelas instituições em prol do controle biológico dessas pragas a partir de estudos que relacionam os processos de comunicação entre os insetos ao seu comportamento reprodutivo. Os autores apresentam tecnologias baseadas na comunicação de percevejos com potencial de aplicação na agricultura para o manejo de espécies-praga.

O pesquisador Miguel Borges investe desde a década de 1990 em pesquisas para compreender melhor os processos de comunicação entre os insetos a fim de monitorar o seu comportamento nas lavouras. Assim como os seres humanos, os insetos também se comunicam para “avisar” uns aos outros sobre o risco de predadores, demarcação de território, alimentação e também para se reproduzirem. Só que, ao invés de palavras, eles utilizam, sinais químicos (que podem ser cheiros e sons) denominados semioquímicos. Quando são usados dentro da mesma espécie, recebem o nome de feromônios.

O foco das pesquisas da Embrapa são os feromônios sexuais dos percevejos, ou seja, os sinais químicos que utilizam para se reproduzir. Os cientistas isolam essas substâncias em laboratório e as colocam em armadilhas nas lavouras para “confundir” os insetos e impedir a reprodução. O objetivo é diminuir o uso de inseticidas químicos no manejo integrado de pragas, como parte de uma estratégia maior da Empresa de desenvolver soluções sustentáveis capazes de reduzir os ataques de pragas às lavouras brasileiras, ajudando ao mesmo tempo, os produtores, a população e o meio ambiente.

Cooperação resultou no único laboratório do Brasil para estudos de comunicação sonora entre insetos

A parceria entre os pesquisadores Miguel Borges e Andrej Čolk começou em 2002, quando o pesquisador esloveno visitou a Embrapa, como consultor, com a proposta de estabelecer um laboratório de estudo de comunicação vibracional (sonora) entre os percevejos.

"Há 15 anos, vizualisamos que seria possível utilizar essa forma de comunicação no manejo de pragas", comenta Borges, lembrando que esse foi o passo inicial para a implantação de um laboratório para os estudos de bioacústica de percevejos, viabilizado com recursos do CNPq e FAPDF, que é o único no Brasil.

A visita do pesquisador esloveno resultou também na publicação de 10 artigos publicados na área de bioacústica de insetos e capacitação de estudantes de iniciação científica, mestrado, dutorado e pós-doutorado.

Hoje, outras Instituições de pesquisa agregam novos desafio à parceria, como a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com a qual está sendo desenvolvido um sistema para gravação e reprodução de sinais sonoros de percevejos para serem usados no campo.

A publicação do livro é mais um dos frutos da parceria de sucesso entre os pesquisadores, em colaboração com outros 16 especialistas de diferentes intituições, nacionais e internacinais. "A obra condensa as informações obtidas a partir de resultados de pesquisas ao longo de 30 anos de dedicação ao estudo da comunicação de percevejos e significa mais um passo dessa frutifera cooperação, colocando a Embrapa num lugar de pionerismo e destaque internacional nesta área de pesquisa", comemora Borges.

O livro está disponível para compra na página da editora CRC Press: https://www.crcpress.com/Stinkbugs-Biorational-Control-Based-on-Communication-Processes/Cokl-Borges/p/book/9781498732802


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024