Livro destaca eficiência em adubação fosfatada

​“Phosphorus Management in Crop Production”, de 360 páginas, é um livro escrito na língua inglesa e recém-lançado pela editora CRC Press

05.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Rodrigo Peixoto

Phosphorus Management in Crop Production”, de 360 páginas, é um livro escrito na língua inglesa e recém-lançado pela editora CRC Press. A obra traz recomendações acerca do manejo de fósforo para aumentar sua eficiência e melhorar a produção de lavouras. Esse assunto é importante, uma vez que, normalmente, apenas 20% a 30% do fósforo aplicado como fertilizante é aproveitado pelas culturas anuais em solos tropicais. A publicação é destinada a estudantes, professores, cientistas, especialistas em extensão rural e profissionais da área de Agronomia.

O livro, dividido em oito capítulos, abrange informações práticas e aplicadas sobre o fósforo, derivadas de anos de experimentos em casas de vegetação e em lavouras, assim como resultantes de análises laboratoriais. Alguns tópicos de destaque na obra são fatores climáticos, do solo e do sistema de cultivo que interferem na disponibilidade de fósforo para as plantas; técnicas de diagnóstico da demanda do nutriente por parte das culturas; e o impacto de perdas do fertilizante através de lixiviação e erosão.

Phosphorus Management in Crop Production” é de autoria de Nand Kumar Fageria, pesquisador já falecido da Embrapa Arroz e Feijão; Zhenli L. He, professor da Universidade da Flórida; e Virupax C. Baligar, cientista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024