Livro ensina a irrigar hortaliças com economia e sustentabilidade

​Em tempos de crise hídrica, saber quando, quanto e como irrigar as hortaliças está entre as práticas mais importantes para o sucesso de seu cultivo

13.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Maria Luiza Brochado

Em tempos de crise hídrica, saber quando, quanto e como irrigar as hortaliças está entre as práticas mais importantes para o sucesso de seu cultivo. O lançamento da 4ª edição do livro "Irrigação por Aspersão em Hortaliças – qualidade da água, aspectos do sistema e método prático de manejo" tem tudo para ajudar o produtor a usar corretamente a água e obter bons resultados.

Hortaliças são sensíveis tanto à falta quanto ao excesso de água, e ainda que se possa pensar que o manejo da irrigação é simples, a prática exige conhecimento e tecnologia. Nessa linha, a Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) tem desenvolvido e adaptado, desde sua criação, tecnologias para o manejo da irrigação para as principais hortaliças produzidas no País.

E foi justamente a necessidade de levar ao produtor informações práticas e desmistificar a dificuldade de se usar corretamente a irrigação no cultivo de hortaliças, que levou os autores a lançarem, em 2001, a primeira edição do livro.

A publicação, destinada principalmente a produtores e técnicos, traz informações sobre a seleção e avaliação de sistemas de irrigação por aspersão, sobretudo de sistemas convencionais – os mais usados em hortaliças –, associação da irrigação com doenças e, ainda, uma metodologia que permite ao usuário determinar, de forma rápida e simples e sem a necessidade de equipamentos e cálculos complicados, o intervalo entre regas e a quantidade de água por irrigação para 58 hortaliças.

Nesta 4ª edição, totalmente revista, atualizada e ampliada, foram ainda incluídos os tópicos "Manejo de irrigação em solos com cobertura de palhada" e "Irrigação para proteção contra geada".

Para os autores, apostar numa publicação de irrigação, que tem a praticidade como foco, irá garantir competitividade à cadeia produtiva de hortaliças e maior lucratividade para o produtor. O autor e pesquisador Waldir Aparecido Marouelli acrescenta que “o uso das estratégias de manejo preconizadas na publicação traz ainda a sustentabilidade como um grande diferencial, por reduzir o consumo de água e de energia na irrigação”.

O livro é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica e da Embrapa Hortaliças, e está disponível para venda na Livraria Embrapa por R$ 30. A segunda edição pode ser acessada pelo Portal Embrapa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3448-4236.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024