Livro sobre nematoides em hortaliças é inédito na literatura nacional

Trata-se do livro “Nematoides em Hortaliças”, lançado durante a abertura do 34º Congresso Brasileiro de Nematologia, que acontece essa semana em Vitória/ES

04.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Paula Rodrigues

Para preencher a lacuna por informações qualificadas sobre manejo de nematoides em cultivos de hortaliças, a Embrapa editou uma publicação que apresenta as espécies desses vermes mais frequentes em hortaliças e as medidas que devem ser adotadas para garantir um controle adequado à sustentabilidade dos sistemas de produção. Trata-se do livro “Nematoides em Hortaliças”, lançado durante a abertura do 34º Congresso Brasileiro de Nematologia, que acontece essa semana em Vitória/ES.

“Há pouca literatura internacional sobre os problemas ocasionados por nematoides em hortaliças e, seguramente, esse é o primeiro livro redigido em português sobre essa temática específica”, aponta o autor Jadir Borges Pinheiro, que há dez anos desenvolve pesquisas sobre o manejo de nematoides em diferentes espécies de hortaliças como tomate, cenoura e pimentão.

Nematoides são vermes de formato cilíndrico que parasitam espécies animais e vegetais. Entre os mais conhecidos estão as “lombrigas”, que parasitam o tubo digestivo do homem e de outros vertebrados. No caso das hortaliças, os nematoides são microscópicos, vivem no solo e, por isso, causam danos às raízes das plantas. Por afetar a absorção e o transporte de nutrientes na planta, eles reduzem o vigor e a produção da lavoura e, em casos mais extremos, ocasionam a morte da planta.

“A presença de nematoides no solo pode causar grandes prejuízos aos agricultores, devido à menor produtividade e à baixa qualidade das hortaliças colhidas, especialmente no caso de raízes e tubérculos, que se desenvolvem embaixo da terra”, explica Pinheiro ao destacar que as informações do livro estão categorizadas pelas partes comestíveis das hortaliças como folhas, frutos, bulbos, entre outros.

A importância dos nematoides para hortaliças é de abrangência mundial, principalmente em regiões tropicais, uma vez que altas temperaturas e umidade favorecem a multiplicação da praga no solo. “Com linguagem didática e figuras ilustrativas, o foco da publicação é facilitar a visualização dos sintomas e oferecer informações sobre coleta de amostras para o diagnóstico da área e sobre as medidas de manejo para contenção do problema”, pondera o pesquisador. Ele também ressalta que a proposta foi organizar um livro prático que pudesse funcionar como uma base de consulta para produtores, extensionistas e estudantes.

A importância das boas práticas agrícolas

Algumas práticas agrícolas inadequadas contribuem para o agravamento da infestação por nematoides. As principais hipóteses de introdução e disseminação de espécies em uma determinada área são mudas de hortaliças de má procedência, ausência de rotação de culturas e utilização de maquinários sem higienização.

Ações preventivas para evitar a entrada de nematoides nas áreas de cultivo são as medidas mais recomendadas porque, uma vez que esses organismos adentram as lavouras, eles podem permanecer no solo por décadas. Soma-se a isso o fato de haver poucos produtos registrados para controle desse parasita em hortaliças. Por isso, o manejo inapropriado como o plantio da mesma espécie por vários anos consecutivos pode comprometer a sanidade do campo de produção.

O nematoide sobrevive em qualquer partícula de solo, ainda que bem minúscula. Por tal motivo, a correta limpeza de bandejas de mudas e máquinas agrícolas, que são importantes veículos de disseminação, é fundamental para evitar o transporte de nematoides entre diferentes áreas de produção.

Como não é possível erradicar completamente os nematoides, após a contaminação de um campo, adotar boas práticas agrícolas reduz o risco de altas infestações, ainda mais em áreas de cultivo protegido, que possuem condições ambientais favoráveis à reprodução desses microrganismos. “Quando se trata de nematoides, difundir conhecimento e adotar medidas de prevenção são os melhores caminhos para seguir e o novo livro atende essas duas frentes”, conclui o pesquisador.

Serviço

O livro “Nematoides em hortaliças” está disponível para venda no site da Livraria Embrapa pelo valor de R$ 45,00 cada exemplar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3448-4236.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024