“Juntos para Competir” apresenta técnicas de cultivo em estufas na Festa da Uva 2016

O espaço terá atividades com foco em soluções tecnológicas para o aperfeiçoamento constante da produção

17.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Alessandra Farina

A hortifruticultura, um dos principais segmentos agrícolas da Serra Gaúcha, ganhará destaque especial durante a Festa da Uva 2016 no estante do Programa Juntos para Competir, parceria entre o Sistema FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS. Localizado no Pavilhão 3 (Setor da Agricultura), o espaço de 400 m² terá diversas atividades voltadas ao produtor rural e ao público geral com foco em soluções tecnológicas para o aperfeiçoamento constante da produção.

Uma das iniciativas apresentadas será o cultivo protegido de hortaliças e pequenas frutas. Através de uma estufa de 40 m² montada no local, técnicos do SENAR-RS e do SEBRAE/RS irão demonstrar práticas e tecnologias que permitem controlar elementos do clima, bem como aumentar a rentabilidade de produção. Será abordado, por exemplo, o processo de automação para sistema de irrigação (gotejamento), que permite o melhor aproveitamento da água e pode ser aplicado em cultivos de pimentão, tomates, morangos, entre outros. Segundo o chefe da Divisão de Administração e Finanças do SENAR-RS, Valmir Susin, estufas desse tipo possibilitam economia de até 70% em insumos, dependendo da cultura.

A estufa no estande do Juntos para Competir será semelhante a exibida na última edição da Expointer em Esteio, a qual registrou boa procura de visitantes. “Trata-se de uma tecnologia inteligente, que segue a tendência de produzir mais, com maior qualidade e menor custo. Ela beneficia principalmente a agricultura familiar, pois é ideal para aplicação em pequenas propriedades e tem retorno garantido", comenta Valmir Susin. Também haverá uma exposição com diferentes espécies de hortifrutigranjeiros que podem ser produzidos na Serra Gaúcha. “Com isso, pretendemos estimular a diversificação da agricultura de acordo com as condições que a região nos oferece".

Por meio do programa Juntos para Competir, FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE-RS oferecem atividades de consultoria e capacitação ao trabalhador do campo. Estas ações ocorrem em parceria com Sindicatos Rurais, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Secretarias Municipais e Estadual de Agricultura, Embrapa e Fepagro. “Durante a Festa da Uva, mostraremos parte da nossa participação em benefício do segmento local. São cursos e visitas técnicas, missões de produtores ao exterior, pesquisas, entre outras ações. Nosso desejo é chamar a atenção do público e autoridades à potencialidade local, que também faz da região um grande polo criador de soluções e tecnologias para agricultura". De acordo com Valmir Susin, a Serra Gaúcha é a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Brasil.

O estande do Programa Juntos para Competir estará aberto das 10h às 22h. Serão realizadas ao longo do dia visitas guiadas pelos técnicos, onde o público terá a oportunidade de tirar dúvidas sobre o cultivo de frutas e hortaliças em estufas. Todas as ações no estande são gratuitas e abertas ao público.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024