LongPing e CITIC Agri Fund anunciam o lançamento da LP Sementes

Resultado da aquisição de ativos de sementes de milho da Dow AgroSciences por US $ 1,1 bilhão, empresa recém-adquirida manterá sua atual estrutura organizacional e equipe de gestão e trará fortes colabora&a

01.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Daniel Navarro

A Yuan LongPing High-tech Agriculture Co., Ltd. (LongPing) e o CITIC Agri Fund Management Co., Ltd. (CITIC Agri Fund) anunciam que concluíram ontem, 30 de novembro, a aquisição de ativos de sementes de milho da Dow AgroSciences no Brasil.

O negócio totaliza US$ 1,1 bilhão (excluindo a taxa de transação) e inclui a aquisição de ativos da Dow AgroSciences Sementes e Biotecnologia Brasil Ltda ("Target Company"), o acesso total ao banco de germoplasma de milho brasileiro, a marca Morgan e a licença para uso da marca da Dow Sementes por 12 meses. Após a conclusão da transação, a empresa passa a se chamar LP Sementes.

“A companhia é notável”, disse SHI Liang, gerente-geral do CITIC Agri Fund. “Graças ao excelente apoio e coordenação da Dow AgroSciences durante a transação, todo o processo foi amigável e bem-sucedido”, afirmou o executivo. “Nós nos dedicamos a identificar empresas de alta qualidade nas mais modernas cadeias de valor agrícolas do mundo para promover o desenvolvimento do setor através do poder do capital e do investimento. Acreditamos que a LP Sementes trará nova experiência de gerenciamento e operação ao CITIC e continuará a impulsionar seus negócios para prosperar”, afirmou.

“O profissionalismo e a expertise que a Dow AgroSciences mostrou nesta transação nos convenceu ainda mais da força e do valor da companhia”, disse YUAN Dingjiang, vice-presidente da LongPing.

“A LongPing se comprometeu com o desenvolvimento de negócios no exterior. Enquanto isso, também estamos buscando colaborações de ganha-ganha com empresas locais ao redor do mundo”, explica YUAN Dingjiang. “Nós acreditamos que com a nova companhia se juntando a nós, haverá uma grande sinergia na inovação tecnológica e empresarial e na criação de valor. Continuaremos empenhados em aprimorar a capacidade comercial da LP Sementes de forma a acomodar as necessidades do mercado e dos clientes que estão sempre em constante mudança e atualização. Ao mesmo tempo, estamos ansiosos para trazer mais oportunidades para os funcionários e atrair mais talentos de alto calibre”, disse. Gestão, Operação e Sede LongPing e CITIC Agri Fund afirmam que o negócio da LP Sementes continuará a ser fortalecido e promovido com base no escopo maior no CITIC Agri Fund e de acordo com o planejamento estratégico geral da LongPing.

Com a conclusão da transação, o presidente-executivo da LongPing, ZHANG Xiukuan, será designado como presidente da LP Sementes, enquanto Vitor Cunha, gerente-geral da ‘empresa-alvo’, permanecerá como gerente-geral da LP Sementes. A estrutura organizacional e a equipe gestora da empresa serão mantidas, assegurando uma transição perfeita.

A sede da LP Sementes será em São Paulo e o escritório de Ribeirão Preto será mantido. A companhia manterá a operação da marca Morgan e terá uma licença de uso da marca Dow Sementes por 12 meses. Neste período, a empresa irá lançar uma nova marca. Efeito do desenvolvimento sinérgico Os ativos da ‘empresa-alvo’ têm crescido rapidamente no mercado brasileiro nos últimos cinco anos. Possui participação de 18,5% no mercado brasileiro de sementes de milho, posicionada no 3º lugar do ranking nacional. A nova empresa já nasce com esta vantagem competitiva absoluta no mercado brasileiro.

O CITIC sempre esteve atento ao desenvolvimento e ao futuro dos negócios ligados à agricultura e acumulou profunda experiência em investimentos por meio de sua atuação na indústria agrícola. A LongPing é a empresa líder global no segmento de arroz híbrido e seu negócio em milho híbrido também tem crescido rapidamente.

A LongPing está fazendo esforços para se tornar global e, a longo prazo, a LP Sementes servirá como um ótimo complemento para o portfólio agrícola do CITIC e para o crescimento rápido da LongPing, trazendo energia com sustentabilidade para o negócio em geral.

A transação também foi aprovada pelas agências governamentais competentes na China e no Brasil. Os dois países são ricos em recursos, grandes em população e vastos em áreas de plantio. O milho está entre as principais culturas em ambos, sendo que o Brasil possui a terceira maior área plantada do mundo, enquanto a China ocupa o segundo lugar, além de ser o principal destino das exportações brasileiras.

A LongPing High-tech e o CITIC Agri Fund entendem que integração de negócios visará a melhor sinergia e espera que esta transação se torne em exemplo para desenvolvimento conjunto da agricultura da China e do Brasil.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024