NOTÍCIAS

Maior produtividade do trigo deve compensar menor área na safra 19/20

Segundo pesquisadores do Cepea, cenário é o oposto de 2018, quando a área com trigo foi maior, mas o clima limitou a produtividade das lavouras de inverno. – Foto: Wenderson Araujo/CNA

O semeio do trigo da safra 2019/20 avança no Brasil, mas a área destinada ao cereal deve diminuir em relação à do ano passado. Apesar disso, por enquanto, a previsão é de aumento na produção, devido à possível recuperação da produtividade.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário é o oposto do observado em 2018, quando a área com trigo foi maior, mas o clima limitou a produtividade das lavouras de inverno. No Brasil, relatório divulgado pela Conab na semana passada indicou que a área de semeio do trigo pode ficar 3,3% inferior à da safra passada, somando 1,97 milhão de hectares – a maior redução vem do Paraná, que responde por 93,2% da área total no País. Já a produção e produtividade devem crescer, passando respectivamente para 5,46 milhões de toneladas (+0,71%) e para 2,7 mil toneladas/hectare (+4,2%). 

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura