​Mais 200 produtores se juntam à Cotrijal no combate ao percevejo

Nesta quinta-feira (8), foi a vez dos produtores da região de Não-Me-Toque (RS) entrarem na guerra contra o percevejo

09.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Cotrijal

Nesta quinta-feira (8), foi a vez dos produtores da região de Não-Me-Toque entrarem na guerra contra o percevejo. Esta foi a terceira reunião do Monitora, programa promovido pela Cotrijal, que para a safra de verão (2016/17) tem como foco o combate à praga.

Quase 200 produtores ligados às unidades de Não-Me-Toque, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos, Tio Hugo, Nicolau Vergueiro, Colorado e Vista Alegre se reuniram na Associação dos Funcionários da Cotrijal, onde ouviram explicações do gerente de Produção Vegetal da cooperativa, Juliano Tiago Recalcatti, e do coordenador do Departamento Técnico, Fernando Geraldo Martins, que destacaram pesquisas e estratégias de combate à praga.

Luiz Carlos Schuster, produtor de Não-Me-Toque, lembrou que há dois anos o inimigo era a lagarta Helicoverpa e agora o desafio é vencer esta praga silenciosa. "O percevejo sempre existiu, mas nós não dávamos a devida importância a ele".

Com orientação do Departamento Técnico da Cotrijal, Schuster já iniciou o manejo contra o percevejo. "Iniciamos a aplicação de herbicida, combinado com inseticida, desde as primeiras entradas na lavoura, preocupados com o percevejo e com a lagarta. Hoje eu não vejo um agricultor obter sucesso na atividade se não tiver uma assistência técnica capacitada, como temos da Cotrijal'.

Juliano Tiago Recalcatti expôs aos produtores que os danos que o percevejo pode causar na cultura da soja variam desde a perda da qualidade física, fisiológica e sanitária da semente, até a perda de produtividade. Fernando Geraldo Martins complementou, informando que este dano pode alcançar o patamar de 15%, chegando de 7 a 12 sacos por hectare.

Nesta sexta-feira (9), o quarto encontro do Programa Monitora será com os produtores da região de Passo Fundo.

O QUE É O MONITORA
O Programa Monitora, que tem como slogan "Sua lavoura sob controle", objetiva prover informações técnicas, monitoramento e recomendações para os produtores assistidos pela Cotrijal, sobre pragas de difícil controle. Através dele, a cooperativa fornece aos seus associados um serviço diferenciado e de alto valor agregado, oportuno para a tomada de decisão relacionada ao manejo e controle.
Para a safra 2016/17, o foco está no desenvolvimento de ações para o combate ao percevejo, com o slogan “Todos contra o percevejo”.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024