Mais de 300 produtores rurais participam do projeto Meu Primeiro Pivô em três estados

Encontro foi idealizado pelo grupo Valmont para oferecer informação sobre os sistemas de irrigação por pivô central

05.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Breno Cordeiro

As últimas duas semanas de maio foram marcadas pela realização de três edições do evento Meu Primeiro Pivô, encontro organizado pelas revendas Valley.

No decorrer de 15 dias, o projeto reuniu mais de 300 produtores e técnicos no Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

O objetivo do Meu Primeiro Pivô é levar para o produtor rural toda a informação sobre a irrigação por pivô central, desde o processo de aquisição dos equipamentos até os resultados obtidos em relação ao aumento da produtividade após a instalação.

Para demonstrar na prática os benefícios que o pivô central pode trazer para a lavoura, os encontros são realizados em fazendas de clientes Valley, e incluem uma programação rica, com palestras técnicas sobre o funcionamento dos sistemas de irrigação por pivô.

As palestras abordam assuntos diversos que esclarecem tudo o que existe para saber sobre o pivô central, incluindo o processo de aquisição dos equipamentos, passando pelo licenciamento ambiental e outorga, o gerenciamento de irrigação fornecido pela empresa Irriger, do grupo Valmont, os serviços e produtos oferecidos pela Valmont e pelas revendas que organizam o evento, e até mesmo depoimentos do produtor que sedia o encontro, revelando os resultados obtidos desde a implantação da irrigação por pivô na fazenda.

A primeira edição do mês, no dia 15 de maio, foi na Fazenda João de Barro, do produtor Régis Guntzel, localizada na cidade de Victor Graeff (RS). Organizado pela Lavoro Máquinas Agrícolas, revenda Valley da região, o encontro reuniu cerca de 60 pessoas, incluindo produtores rurais e técnicos, conforme conta o coordenador de agricultura de precisão e irrigação da empresa, Martin Grahl.

“O evento possibilitou explorar todas as particularidades relativas ao pivô central. Além das palestras, também fizemos um tour guiado pela fazenda e pela lavoura do sr. Régis, onde os participantes tiveram a chance de presenciar o pivô em funcionamento, bem como toda a estrutura do sistema de irrigação, com o painel inteligente Icon10”, diz.

No dia 22, foi a vez da fazenda do produtor Marcos Rogério Franco, em Astorga (PR). Desta vez, o encontro foi promovido pela Total Hidro e contou com a presença de mais de 120 pessoas. O sócio proprietário da revenda, Leandro Friedrichsen, explica que o destaque foi para os resultados da irrigação que o produtor mostrou aos participantes.

“Trata-se de uma fazenda onde a produtividade subiu cerca de 150% desde a instalação do pivô. Na última safra de soja, a colheita foi de 29 sacas por hectare, enquanto que na área irrigada, chegaram a 70 sacas por hectare. Os produtores que não conheciam a irrigação por pivô central ficaram impressionados com essa mudança”, comenta.

Por fim, no dia 29 de maio, a Fazenda Boa Vista, do produtor Bruno Peixoto, localizada em Salto da Divisa (MG), recebeu cerca de 150 participantes da mais recente edição do Meu Primeiro Pivô, promovida pela revenda Brasmáquinas. Para o coordenador da empresa, Alex Sandro Silva, o evento foi muito significativo para a região.

“Nunca tínhamos realizado um evento deste tipo na nossa região, e por isso muitos produtores se mostraram interessados. A maioria dos presentes não conhecia as características da irrigação por pivô e teve a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e questões sobre esse sistema de irrigação, incluindo a tecnologia que a Valmont oferece, como o controle remoto dos pivôs. Foi extremamente proveitoso”, avalia.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024