Manejo de resistência é tema de campanha da UPL

Empresa conscientiza sobre a importância do controle de plantas resistentes que limitam a produtividade, com perdas de até 80%

19.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
Rafael Iglesias

O manejo de resistência é cada vez mais importante para plantações saudáveis e produtivas, especialmente porque, no país, algumas espécies de plantas daninhas criaram resistência ao uso de herbicidas, causando dores de cabeça aos produtores. Pensando nisso, a UPL criou uma campanha que tem como objetivo ajudar, orientar e informar produtores e demais profissionais do setor agrícola sobre o manejo de resistência e como colocar em prática essa estratégia.

“Plantas daninhas, como a buva, o azevém e o capim amargoso, são comuns em todo o território nacional. E se tornaram resistentes a diversos produtos agrícolas por uma série de fatores, como a aplicação repetitiva de um mesmo defensivo, o uso de doses abaixo do ideal, ou, ainda, a aplicação em condições inapropriadas”, explica o Gerente de Marketing para herbicidas da UPL Brasil, Ricardo Dias.

Essas práticas incorretas, além de prejudicar o meio ambiente, também colocam em risco lavouras como as de soja, milho, trigo e algodão. A campanha da UPL objetiva conscientizar sobre a importância do manejo correto em mais de 90 cidades dos principais estados com forte produção agrícola no Brasil.

“Levamos aos produtores rurais o entendimento sobre a importância do combate às ervas resistentes, já que as áreas com resistência a herbicidas estão aumentando no país, o que é preocupante do ponto de vista econômico e da sustentabilidade da agricultura”, afirma Dias. “Afinal, a presença de ervas daninhas resistentes pode diminuir a produção em até 80%”.

Para potencializar as ações informativas sobre o manejo de resistência, a UPL escalou o engenheiro agrônomo Fernando Fakri de Assis e o cantor sertanejo Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba. O artista gravou a música-tema da campanha ao lado de colaboradores da UPL.

“É uma grande honra fazer parte dessa campanha maravilhosa. A música sertaneja e o mundo agro têm uma correlação muito grande: envolvem a lavoura, a chuva, a terra. Antes de ser músico, sou agrônomo de formação. Fiquei muito feliz com esse convite e quero contribuir para a proteção dos cultivos e o aumento da produtividade no campo”, relata Sorocaba. As gravações feitas com o cantor estão disponíveis no canal da UPL no YouTube.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024