NOTÍCIAS

Manejo fitossanitário da cana é destaque da UPL no Congresso Nacional de Bioenergia

A companhia, de origem indiana, destaca seu portfólio para o manejo de pragas e doenças na cana-de-açúcar.

A UPL participa do 13º Congresso Nacional de Bioenergia, que será online e acontece entre os dias 23 e 27 de novembro. A companhia, de origem indiana, destaca seu portfólio para o manejo de pragas e doenças na cana-de-açúcar, que conta com uma iniciativa de monitoramento aéreo incluindo inteligência artificial.

"O Brasil tem se destacado na produção de matéria-prima para o setor bioenergético, que tem se tornado cada vez mais importante para a sustentabilidade ambiental do planeta. Por isso, esse evento vai contribuir muito com debates que ajudarão no desenvolvimento do setor, que gera renda e muitos empregos em nosso país", afirma o supervisor de marketing para cana e florestas da UPL Brasil, Luciano Almeida.

A UPL tem se empenhado em disponibilizar tecnologias que auxiliem no aumento da produtividade dos canais. Uma delas é o projeto FlyUP, recém-lançado no país e único no mundo. Trata-se de uma tecnologia para o mapeamento aéreo de plantas daninhas e doenças nos canaviais. Com inteligência artificial, usa imagens de altíssima precisão, com capacidade de chegar até o nível do solo.

"Essa nova solução realiza análises dinâmicas, ágeis e precisas. Com o detalhamento dos problemas fitossanitários e o gerenciamento das informações colhidas, em tempo real, é possível tomar decisões mais rápidas e eficazes, visando a racionalização e a solução dos problemas a partir do uso de defensivos agrícolas com sustentabilidade econômica e ambiental", destaca Luciano Almeida.

FlyUP conta com três aeronaves equipadas com dispositivo que captura imagens com resolução de 0,3 mm/pixel de campos ao nível das folhas e pode percorrer 5.000 hectares por dia a 200 km/h. A partir do sobrevoo, os clientes da UPL recebem informações e insights imediatamente, identificando os primeiros sinais do surgimento de plantas daninhas, doenças fúngicas e até deficiências nutricionais.

A UPL também destacará seu amplo portfólio de produtos. Para o manejo de insetos, estará em evidência Cigaral. "Essa solução controla a cigarrinha da raiz, que tem sido altamente prejudicial para a cultura: há registros de até 80% de perdas em toneladas de cana por hectare e redução de até 30% em açúcar total recuperável", informa Almeida, que é engenheiro agrônomo e especialista em gestão empresarial.

O manejo de ervas daninhas resistentes também terá espaço, com a apresentação de Dinamic. O herbicida sistêmico tem registro para cerca de 20 plantas que atrapalham o desenvolvimento dos canaviais, como espécies do gênero Brachiaria. Contra a ferrugem alaranjada da cana, a UPL indicará o fungicida multissítio Unizeb Glory, que tem alta eficácia e proporciona lavouras mais saudáveis e mais verdes.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura