Manejo integrado de pragas e sustentabilidade na fruticultura

A incidência de pragas e a dificuldade para o correto manejo estão entre os maiores gargalos da atividade

20.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Victória Farias

 A fruticultura brasileira destaca-se pela produção diversificada em diferentes condições de clima, solo e relevo. O país ocupa a terceira posição mundial no cultivo de fruteiras. Minas Gerais possui papel relevante na produção de laranja, banana e abacaxi e produz em escala uva, tangerina, limão e pêssego, dentre outras frutas. A região Sul do Estado concentra cerca de 60% da produção nacional de morangos.

A incidência de pragas e a dificuldade para o correto manejo estão entre os maiores gargalos da atividade. A nova edição do Informe Agropecuário traz informações sobre as principais pragas que atacam fruteiras de clima temperado, tropical e subtropical e estratégias de manejo integrado para as culturas do morango, coco, banana, uva, citros, pêssego e maçã, dentre outras.

Alternativas para o uso racional de agroquímicos e para a redução dos custos de produção são essenciais para o aumento da qualidade e da oferta de frutas ao consumidor final. As tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária têm contribuído para o aumento sustentável da produtividade, facilitando o acesso e o permitindo cultivo e a adaptação em regiões antes consideradas não aptas.

O Informe Agropecuário "Manejo de pragas de fruteiras de clima temperado, subtropical e tropical" teve a coordenação dos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) Lenira Viana Costa Santa-Cecília e Rogério Antônio Silva.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024